JornalCana

Rodrigues implanta câmara setorial para oleaginosas e biodiesel

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará, segunda-feira próxima (21/11), a instalação oficial da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel. O evento, previsto para as 17 horas, na sede da Embrapa em Brasília, contará com uma conferência do Prêmio Nobel em Química, Alan G. MacDiarmid, sobre “Agroenergia: o que o futuro nos reserva?”

Ganhador do Nobel em 2000, o norte-americano de origem neozelandesa, MacDiarmid já recebeu vários prêmios, publicou cerca de 600 artigos científicos e detém mais de vinte patentes na área dos polímeros orgânicos condutores.

A nova câmara deverá contar com representantes de pelo menos sete ministérios, bancos oficiais, confederações, associações e sindicatos de produtores e trabalhadores, da indústria de máquinas e equipamentos, de óleos vegetais e biodiesel, de fabricantes de veículos automotores e de universidades brasileiras, entre outros.

Com uma Coordenação-Geral de Apoio no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as Câmaras Setoriais têm por missão “atuar como foro consultivo na identificação de oportunidades ao desenvolvimento das cadeias produtivas, articulando agentes públicos e privados, definindo ações prioritárias de interesse comum, visando à atuação sistêmica e integrada dos diferentes segmentos produtivos”.

Em reuniões ordinárias, a cada três meses, os representantes dos diversos segmentos das cadeias produtivas levam às câmaras suas sugestões, reivindicações e problemas do setor, articulando seu equacionamento com as autoridades governamentais.

Considerando a importância do agronegócio, o Mapa incluiu entre suas prioridades a interlocução com a sociedade organizada por meio das Câmaras Setoriais e Temáticas, criando a Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras (CGAC) que já conta com 25 foros instituídos, representando os mais diversos setores da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.

Encontro – Na terça-feira (22/11), Rodrigues participa do I Encontro Nacional dos Presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas do Conselho do Agronegócio, que começa às 14 horas na sala do CNPA no Mapa e contará com a participação dos 26 presidentes de câmaras. Durante o encontro, o coordenador da CGAC e presidente das câmaras, Duarte Vilela, fará uma avaliação sistemática do funcionamento dessas entidades. Serão discutidas também as diretrizes de ação, os efeitos da crise agrícola, a pauta da reunião do CNPA e do Conselho do Agronegócio, além da proposta de despachos periódicos do ministro com os presidentes de câmaras.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram