JornalCana

Rodrigues abrirá empresa de investimentos em agroenergia

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues tem planos de abrir uma empresa de private equity em agroenergia no Brasil. Ele confidenciou a amigos que já pensa no negócio, mas que só poderá começar a estruturá-lo a partir de novembro, quando termina sua quarentena após deixar o ministério, no último dia 30 de junho. Além de estar à frente da empresa que vai viabilizar investimentos na produção de bioenergia no País, como usinas de álcool e biodiesel, Rodrigues quer voltar à vida acadêmica. O ex-ministro deve reassumir o cargo de professor na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Jaboticabal, cidade próxima a Ribeirão Preto. Além disso, ele será professor convidado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Mas como professor, Rodrigues também terá novidades: ele estará na linha de frente de um centro de estudos em Agronegócios que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo vai criar. Em entrevista exclusiva ao DCI do dia cinco de junho, Rodrigues já antecipara que havia recebido o convite para fazer parte da diretoria da FGV quando deixasse o governo.

Com perfil discreto, Rodrigues não falou com jornalistas desde que deixou o cargo. Na única vez em que concedeu entrevistas, quando recebeu uma homenagem da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o ex-ministro falou apenas de árvores e flores, sem comentar seu futuro profissional. A única coisa que afirmou à época, quando perguntado sobre assumir cargos em entidades representativas do agronegócio, foi que já tinha cumprido seu papel nessa área e que seu tempo em entidades de classe já havia passado.

Reconhecido como um dos maiores entusiastas da agroenergia no Brasil e no mundo, Rodrigues foi responsável pelo início das conversas entre o governo brasileiro e o governador da Flórida, Jeb Bush, irmão do presidente norte-americano George W. Bush, para a garantia de abastecimento do mercado mundial de etanol. Bem visto no setor, Rodrigues não conseguiu no governo Lula resolver vários problemas endêmicos do agronegócio nacional.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram