JornalCana

Rodada Doha fracassará se não for concluída neste ano, diz negociador

O embaixador canadense Don Stephenson, que preside as negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre a indústria, afirmou nesta segunda-feira que ou se chega a um acordo nesta área antes do final do ano ou será o fim do esforço de desenvolvimento do comércio mundial.

Stephenson fez a declaração durante uma reunião com os países-membros da organização, que negociam há seis anos a chamada Rodada Doha.

O negociador canadense disse que está trabalhando para poder refazer a proposta que apresentou no final de julho e que vem sendo lapidada nos últimos meses para adaptá-la às necessidades de todos os países envolvidos.

Para poder acertar a proposta, Stephenson disse que continuaria mantendo reuniões bilaterais “confessionais”, como são chamadas no jargão da OMC.

Além disso, continuará convocando reuniões com diferentes grupos de países para conseguir avançar no assunto.

Stephenson lamentou que alguns países não tenham se comprometido realmente nas negociações, e que outros deixem muitos temas para serem discutidos na “sala verde”, em referência ao escritório onde o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, reúne-se com os ministros.

No entanto, o presidente do grupo de trabalho se mostrou otimista e disse que a maioria dos países estavam de acordo com a arquitetura do texto, embora duvide que o ponto das barreiras não-tarifárias seja finalmente incluído na proposta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram