JornalCana

Roçadinho incrementa safra valorizando matéria-prima

A safra 2.003/04 da Usina Roçadinho, instalada em São Miguel dos Campos (AL), está sendo estimada em 1.000.000 de toneladas de cana própria. A produtividade tem se mantido em 82,2 toneladas por hectare, diante de uma média de 60 toneladas em todo Nordeste. O PCC médio é de 14,90, rendendo um TPH (tonelada de pol por hectare) de 12,25. Comparado com o resultado obtido na safra 2002/2003, verifica-se um acréscimo significativo de 4,29 para o TPH, o que se traduz em quase 86 sacos de açúcar por hectare.

“Estamos dando especial atenção aos níveis de qualidade de nossa matéria-prima”, explica o motivo dos números descritos acima o diretor financeiro da usina, Cid Sampaio Neto. Dentre os fatores que contribuem para incrementar os níveis de produtividade agrícola, com relação à mecanização agrícola, ele destaca gradagem pesada para eliminação de socaria e subsolagem, utilização do sulcador adubador no plantio e adubação de socarias feita com tríplice operação.

Os excelentes agrícolas são atribuídos também às máquinas utilizadas e o controle de pragas. “Dispomos de um laboratório entomológico para a produção do fungo Metarhizium anisopliae, com a finalidade de controlar a Cigarrinha das folhas, e ainda utilizamos um outro inimigo natural de pragas, a Cotesia flavipes, destinada ao controle da broca comum da cana”, acrescenta Cid Sampaio. Preocupados com a incidência da broca gigante (Castnia licus) nos canaviais, a Roçadinho mantém uma equipe de 200 homens fazendo catação manual desse inseto durante todo o ano. “Com esses cuidados, abolimos definitivamente o uso de inseticidas”, acrescenta o diretor financeiro.

A valorização da matéria-prima na Roçadinho passa também pelos investimentos em irrigação, fertirrigação (vinhaça diluída) e irrigação suplementar com água para salvação de socarias e plantio de verão. Para manter essa política de manejo da cana, a usina dispõe de 21 sistemas motobombas convencionais com emissores de 4”, e outros três sistemas motobombas com saída dupla, atendendo seis conjuntos autopropelidos tipo carretel irrigador, equipados com sistemas de canhão e/ou barras irrigadoras.

Leia na edição de janeiro do JornalCana Nordeste reportagens sobre os investimentos que estão fazendo as usinas e destilarias nordestinas e ainda qual política de atuação das entidades representativas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram