JornalCana

Roberto Rodrigues critica gestão de combustíveis brasileira

img5752

Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, não mediu as palavras ao falar dos problemas enfrentados pelo setor sucroenergético. As declarações aconteceram durante o Sugar & Ethanol, evento promovido pela F.O Licht´s, em São Paulo.

“Este painel deveria se chamar “a falta de política pública no setor sucroenergético”, iniciou o debatedor.

Incomodado com a falta de líderes mundiais, Rodrigues diz que já propôs ao governo brasileiro a criação de uma Secretaria da Agroenergia, que cuidaria exclusivamente dos itens da área. “Este é um problema mundial, não exclusivamente brasileiro. Mas aqui, já fiz essa proposta ao governo, que não vingou. Todo mundo tem um diagnóstico mas ninguém apresenta medidas efetivas”, disse.

Ao falar da maneira como o setor canavieiro é tratado, o ex-ministro da Agricultura foi direto. “É uma estupidez a forma como é feito aqui. Comida qualquer país produz, agroenergia não. É preciso ter terra, planta e sol. É lamentável não tratar a cana-de-açúcar como uma matéria-prima fundamental para o país”.

Sobre a questão do etanol, Rodrigues apontou as mudanças necessárias para que ele retome sua competitividade. “O que tem de acontecer, todo mundo sabe. É necessário acertar os pontos entre o etanol e a gasolina, ter crédito e tributação adequados. Ninguém ganha com a atual política de combustíveis. A Petrobras tem levado prejuízo, e o setor sucroenergético, nem se fala”, finalizou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram