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Rio receberá R$ 490 milhões para usinas de álcool

A redução de ICMS para projetos de produção de etanol no Estado do Rio, anunciada em agosto passado, já rendeu frutos. Três usinas do grupo Canabrava, duas delas em Campos e uma Quissamã (Norte Fluminense), foram enquadradas no programa estadual. Juntas, elas totalizam R$ 490 milhões em investimentos e terão capacidade para produzir 360 milhões de litros de etanol por ano a partir de 2015.

De acordo com o Ludovico Giannattasio, presidente do grupo, a decisão de investir no Rio se deve não apenas ao incentivo fiscal, mas também à boa infraestrutura logística do estado e ao potencial de crescimento da oferta local. Hoje, o Rio consome, em média, 6% da produção nacional, mas produz apenas 0,4% do total. A meta do governo estadual é chegar a 2% da produção brasileira em cinco anos.

Projetos abrem 750 vagas

O grupo Canabrava atuava tradicionalmente na plantação de cana-de-açúcar, em Campos. Para tocar os novos negócios, Giannattasio conta que o grupo está montando uma estrutura empresarial. Vai selecionar uma nova diretoria e pretende admitir ao menos 750 pessoas para trabalhar na área industrial das três usinas.

Os preços do etanol variam muito de um estado para o outro por causa de diferenças na alíquota de ICMS e até devido à distância dos polos produtores de cana-de-açúcar.

– São Paulo, Goiás e Mato Grosso, onde o etanol já é mais competitivo, são estados produtores de cana, o que reduz gastos com logística. Além disso, têm tratamento fiscal diferenciado para o produto – explica Marcelo Moreira, pesquisador do Icone.

Marketing ambiental

A queda do consumo de etanol nos últimos anos também fez as usinas operarem com capacidade ociosa. Na última safra (2011/2012), a ociosidade chegou a 150 milhões de toneladas, quase um terço do volume de cana produzido no período (560 milhões de toneladas).

Enquanto aguardam as medidas do governo, os usineiros começam a mexer os pauzinhos para reconquistar a preferência do freguês.

No último domingo, a Unica deu início a uma campanha na TV e na mídia impressa, que vai até 15 de dezembro. Com o slogan “Coloca etanol, o combustível completão”, o objetivo é incentivar o consumo do combustível a partir da divulgação de suas características ecológicas: menor emissão de CO2 que a gasolina.

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