Mercado

Ridesa libera 13 novas variedades de cana RB em Alagoas e lança catálogo nacional

O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA), através da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor sucroalcooleiro (Ridesa) liberou no dia 19 de maio (quarta-feira), a partir das 14h, 13 novas variedades RB produzidas nas dez universidades federais que formam a rede e lança o Catálogo Nacional de Variedades RB de Cana-de-açúcar. A realização do evento será no Radisson Hotel Maceió, na Pajuçara.

Das 13 novas gerações, cinco são de propriedade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – RB931003, RB931011, RB951541, RB98710 e RB99395. As duas primeiras, mais rústicas, são tolerantes a estresses hídricos, e as três últimas, são precoces e ricas em açúcar, além de possuir elevada produtividade. As variedades foram produzidas através do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), pertencente ao Centro de Ci! ências Agrárias (Ceca).

Programação – No início da programação, às 14h, pesquisadores de cinco universidades farão uma apresentação técnica de cada uma das variedades desenvolvidas pela instituição.

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que produziu duas variedades, trará o professor Marcos Sanches; a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu três espécimes, trará o professor Eroldo Hebert; a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com uma variedade, será representada pelo professor Luiz Cláudio; a Universidade Federal Rural de Pernambuco, com duas variedades, trará o pesquisador Djalma Euzébio Simões; e a Universidade Federal de Alagoas, com suas cinco variedades, será representada pelo professor e coordenador do PMGCA, Geraldo Veríssimo.

Às 17h, será lançado o Catálogo Nacional de Variedades RB, onde é possível conhecer cada uma dessas variedades, que são mais produtivas, além de terem a capacidade de gerarem maior lucro e quantidade super! ior de açúcar por área.

“Este é um momento muito especial, porque estaremos levando ao conhecimento do empresariado e da sociedade nossos frutos de anos de pesquisa. A variedade mais nova tem 11 anos de pesquisa; foi um longo período de lapidação para hoje estarmos disponibilizando essas novas variedades ao produtor”, ressalta Geraldo Veríssimo.

Por fim, haverá a cerimônia de posse da nova presidência que estará à frente da Ridesa pelos próximos dois anos: a reitora Ana Dayse Dorea, como presidente, e o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, como vice-presidente; com a presença do atual presidente e reitor da UFRPE, Valmar Corrêa.

O mesmo evento aconteceu em nível nacional, em Brasília, no dia 25 de março, com a presença de reitores, Ministério de Educação e Cultura, Ministério de Agricultura e Ministério de Ciência e Tecnologia.

Perfil- A Ridesa nasceu do antigo Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (Planalsucar), programa do governo ! federal que, em 1990, foi assumido por um grupo de universidades federais.

Em 20 anos de história, foram desenvolvidas 59 variedades de cana-de-açúcar, que, somadas às 19 produzidas pelo Planalsucar, hoje correspondem a 58% da área de cana plantada no país. Atualmente, a Rede conta com 246 profissionais de uma equipe multidisciplinar, 89 professores e pesquisadores, 62 técnicos agrícolas, 75 técnicos operacionais e 20 administrativos.

A Universidade Federal de Alagoas tem uma posição privilegiada na Ridesa, por conta do Banco de Germoplasma, criado em 1966 pelo Sindaçúcar/AL e herdado em 1990 pela Ufal. Nesse Banco, localizado na Serra do Ouro, no município de Murici, estão armazenados os recursos genéticos do PMGCA, com 2.600 tipos de cana (dentre espécies e híbridos).

Banner Revistas Mobile