JornalCana

Rice e Amorim assinam memorando para cooperação em etanol

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o chanceler brasileiro, Celso Amorim, assinaram hoje um memorando de entendimento entre os dois países para compartilhar tecnologia para a produção de etanol.

Segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Gordon Johndroe, o memorando foi assinado poucos minutos antes de os presidentes dos dois países, George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva, pronunciarem uma declaração conjunta sobre essa cooperação.

O memorando permite a coordenação entre Brasil e EUA para estabelecer padrões internacionais para os biocombustíveis, de modo que possam ser comercializados nos mercados internacionais.

Ambos os países fomentarão também a produção deste combustível em países da América Central e do Caribe, para responder à crescente demanda mundial desta fonte de energia alternativa ao petróleo.

O que o memorando não contempla é uma redução das tarifas que os EUA impõem ao etanol procedente do Brasil e que equivale a US$ 0,54 por galão, além de uma taxa de 2,5%.

O Governo Lula defende uma redução desses impostos, enquanto Bush alega que esta questão corresponde ao Congresso dos EUA.

O Brasil é o principal produtor de biocombustíveis do mundo, já que dedica 5,6 milhões de hectares ao cultivo de cana-de-açúcar que produzem 18 bilhões de litros de etanol anualmente.

Brasil e EUA acumulam 70% da produção mundial de etanol, embora no país norte-americano este álcool seja obtido a partir do milho. EFE

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram