JornalCana

Reunião do GSO terá palestra sobre “espaços confinados”

A palestra “Espaços Confinados – NBR 14787 da ABNT e da NR 33 (ex-31)” será um dos destaques da terceira reunião anual do Grupo de Saúde Ocupacional (GSO) – da Agroindústria Sucroalcooleira – que acontecerá no dia 30 de junho, em São Joaquim da Barra, SP, no Hotel Mauad Plaza. O evento – que está sendo promovido em parceria com a Usina Alta Mogiana – é voltado para engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, técnicos e auxiliares de enfermagem do trabalho e profissionais do meio ambiente.

A segurança em espaços confinados, conforme a Norma Regulamentadora 33, será um dos aspectos da palestra do presidente da Survival Systems do Brasil, Carlos Barbouth. Segundo ele, os “espaços confinados” voltaram a ser notícia, desta vez felizmente não por causa de mais óbitos e acidentes, mas, porque o Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) da NR 33 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, terminou o texto básico da Norma. “Assim que completado o glossário de termos técnicos, a Norma será enviada para a aprovação da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e sua posterior publicação no Diário Oficial da União”, informa.

O texto original da norma – que era para ser a NR 31 – foi submetido à consulta pública em outubro de 2002. O processo foi, no entanto, sistematicamente preterido, fazendo com que o número NR 31 fosse atribuído à Norma Regulamentadora sobre Segurança e Saúde na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura. “A de número seguinte – NR 32- foi para a Norma da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. Até que finalmente, após inúmeras tragédias, os ‘Espaços Confinados’ conseguiram segurar o número 33”, observa Carlos Barbouth.

O presidente da Survival Systems do Brasil lembra que a NR 33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente – mediante procedimentos, treinamentos e fornecimento de equipamentos – a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços. “Chegou a hora de fazer com que os espaços confinados virem espaços sem finados”, enfatiza.

A programação da reunião do Grupo de Saúde Ocupacional prevê também a apresentação de documentos e fotos referentes ao cumprimento da NR31, que terá como moderador o presidente do GSO, Mário Márcio dos Santos. O evento começará às 8h30 e será encerrado às 13h, com almoço. A presença deverá ser confirmada com o engenheiro de segurança do trabalho da Usina Alta Mogiana, Carlos Eduardo de Carvalho, pelo e-mail carlos-carvalho@altamogiana.com.br .

O GSO – fundado em 1986 a partir do Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (Gerhai) – realiza reuniões bimestrais que têm a finalidade de trocar experiências na área e fornecer subsídios para capacitação e aprimoramento profissional. O grupo conta com representantes de usinas, companhias agrícolas, fornecedores e prestadores de serviços do setor, consultorias e entidades públicas e privadas de Segurança e Saúde no Trabalho. Outras informações podem ser obtidas com o diretor executivo do GSO, João Augusto Ribeiro de Souza, pelos e-mails gso@gtseg.com.br ou ja@gtseg.com.br .

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram