JornalCana

Reunião discute CCT, comercialização e formas de agregar subprodutos ao Consecana

No último sábado, dia 28, um grupo independentes de fornecedores de cana se reuniram em Jardinópolis para discutir mudanças no cálculo do Consecana, custos de carregamento e transportes, de tratos culturais e comercialização.

Os produtores reivindicam modernização no cálculo do Consecana e mudanças em sua composição tais como, agregar o bagaço, torta, KWA, vinhaça, crédito de carbono e outros subprodutos. “Temos muitas dúvidas em relação ao Consecana, algo não anda bem. Temos que combater os cartéis dos adubos e fortalecer nossas representatividades”, disse Chafi Nader, fornecedor.

Durante a reunião um produtor disse ser penalizado pelo sistema de negociação praticado pelas usinas. “Deveriam existir mecanismos de defesa para os fornecedores porque muitos industriais anunciam uma super safra, daí o mercado trabalha com grande oferta, os preços caem e o fornecedor fica com prejuízo”, explicou um produtor.

O presidente da Canaoeste/Orplana, Manoel Ortolan, que também participou da reunião, disse estar aberto para o esclarecimento de dúvidas e providências já estão sendo tomadas. “Os fornecedores têm que conhecer melhor o sistema Consecana. A classe deve mesmo estar unida e reivindicar. Estamos buscando mecanismos para melhorar a questão da comercialização, inclusive o assunto será tratado em reunião em Brasília”, diz Ortolan.

Os produtores também reivindicaram a regionalização do sistema de pagamento de cana. “Atualmente o Consecana é aplicado pela média do estado, mas trabalha com preços de mercado. Poderíamos evoluir por regiões e no futuro de usina por usina, além disso o Consecana não é obrigatório e pode haver entendimento local. Porém existem detalhes que não são fáceis de mudar, por isso os fornecedores devem realmente analisar o que é melhor”, disse Manoel Ortolan.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram