JornalCana

Reunião avalia desempenho de variedades em Campos dos Goytacazes

Para apresentar os resultados obtidos com a experimentação e a introdução de novas variedades no Norte do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo, que são caracterizados pelos mesmos ambientes de produção – baixadas, morros e tabuleiros -, foi realizada uma reunião técnica entre pesquisadores e representantes de usinas na sexta-feira, 13 de abril, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Campos dos Goytacazes, RJ. O encontro foi promovido pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade e pela Rede Interruniversitária para Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).

Durante a reunião, o coordenador do programa da UFRRJ, Josil de Barros Carneiro Junior, enfatizou o ganho, em tonelada de açúcar por hectare, proporcionado pelas variedades RB 867515, RB 92579, SP 81-3250 e RB 931530 em relação à RB 72454, que é a mais plantada no Norte Fluminense e Sul do Espírito Santo. Ele destacou também a importância de participação de usinas no programa de melhoramento genético, o que possibilitou a multiplicação rápida dessas variedades promissoras. “Essa situação vai possibilitar, daqui dois a três anos, numa mudança do manejo varietal da região”, afirmou.

A reunião discutiu a necessidade do acompanhamento da variedade RB 92579, que apresenta um grande potencial de produtividade na região, mas gera um caldo de coloração escura, o que afeta a produção de açúcar conforme as exigências do mercado. Ficou decidido que essa variedade obedecerá, inicialmente, um limite de área de 10 a 15%. De acordo com o diretor superintendente da Usina Santa Cruz (Grupo José Pessoa), de Campos dos Goytacazes, Aristóteles Ramos Cardoso, a introdução de novas variedades deve ser acompanhada por investimentos em irrigação para que a região aumente o rendimento de açúcar por hectare e obtenha um desempenho mais competitivo. Além da Santa Cruz, participaram da reunião: representantes das usinas Sapucaia, Paraíso, Agrisa e Grupo Itamarati, do Rio de Janeiro, e da Usina Paineiras, do Espírito Santo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram