JornalCana

Reunião anual do Gatua será de 12 a 14 de novembro

O Gatua (Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Álcool e Energia) Sul vai realizar o 4º Encontro Anual, dias 12 a 14 de novembro, no Ype Park Hotel, em São José do Rio Preto, SP.

Na última reunião regional do grupo, dia 17 de setembro, na Usina Batatais, cerca de 200 participantes assistiram a uma palestra sobre SOA (Service-Oriented Architecture), uma estratégia que proclama a criação de todos os ativos de software de uma empresa via metodologia de programação orientada a serviços. A apresentação foi do consultor da Firstam, Guy Barros.

Governança em Tecnologia da Informação foi tema de palestra apresentada pelo consultor de TI, Eduardo Mayer, que abordou sobre a importância da utilização do Cobit (Control Objectives for Information and related Technology) nos processos de entrega de produtos e serviços voltados à TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação).

O Cobit é uma framework de governança de TIC, orientada para o controle de níveis de serviço e destinada a ajudar a responder às múltiplas necessidades da gestão.

Em outra abordagem do dia, o engenheiro Rogério Salles Loureiro, do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) falou sobre os projetos de pesquisa e a estrutura tecnológica que contribuem para as Usinas sucroalcooleiras.

Na reunião, também ficou estabelecido que a montagem do treinamento de ITIL (Information Technology Infrastructure Library), será coordenada pelo representante da Usina Cevasa, Alexandre Silva. Ele definirá dos coordenadores responsáveis pelos treinamentos nas regiões onde houver interesse.

ITIL é uma biblioteca de boas práticas (do inglês best practices) nos serviços de tecnologia da informação (TI), desenvolvida no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram