JornalCana

Retratos da agricultura

A partir do dia 01 de outubro Ribeirão Preto recebe a Exposição do 4º Prêmio New Holland de Fotojornaslimo. Os trabalhos ficarão expostos no SENAC até o dia 25 de outubro. A mostra que faz parte da XI Semana de Fotografia de Ribeirão Preto é composta por 40 imagens feitas por repórteres fotográficos do Brasil e da Argentina.

Com o tema “Agricultura do Século XXI”, a mostra é formada por fotografias que retratam o dia-a-dia do trabalho no campo, tanto no Brasil quanto na Argentina. Nesta exposição, o trabalho no campo aparece em toda sua grandeza. A simplicidade da colheita de hortaliças, do vento batendo no campo, do sorriso de trabalhadores rurais após uma jornada e, ao mesmo tempo, mostra o que há de mais sofisticado em relação a equipamentos usados na nova agricultura, cada vez mais tecnológica e precisa.

As fotos foram selecionadas entre as 845 imagens inscritas nesta edição do Prêmio. Os grandes vencedores foram os gaúchos Ricardo Wolffenbüttel (1º lugar na categoria Agricultura do Século XXI – Brasil) e Inor José Assman (1º lugar na categoria Máquinas – Brasil), o paranaense Eron Gustavo Zeni (Prêmio Integração) e os argentinos Axel Indik (1º lugar categoria Agricultura do Século XXI – Argentina) e Alberto Alejandro Elias (1º lugar categoria Máquinas – Argentina).

As fotografias que compõem a exposição foram escolhidas pela Comissão Julgadora do Prêmio, formada por Juca Varella, editor de fotografia da Agência Estado; André Sarmento, editor de fotografia da revista Época; Wilson Vaz de Araújo, diretor do Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura; Oscar Alberto Ferronato, editor de fotografia do jornal La Gaceta; Sergio Goya, vice-presidente da ARGRA – Associação de Repórteres Gráficos da República Argentina; e Carlos Curci, secretário da CAPA – Círculo Argentino de Periodistas Agrários.

Prêmio New Holland de Fotojornalismo

Realizado pela New Holland, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo está em sua segunda edição no Brasil e quarta edição na Argentina. O objetivo deste concurso é montar a mostra que percorre cidades dos dois países, destacando a importância da atividade agrícola para o desenvolvimento econômico e cultural brasileiro e argentino. “Nosso objetivo é levar para as pessoas dos grandes centros a realidade do trabalho no campo e para as pessoas que estão nos meios rurais a arte feita pelos profissionais que retratam esta realidade”, diz Milton Rego, diretor de comunicações da New Holland para a América Latina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram