JornalCana

Reservatórios não apresentam riscos, apesar da seca dos últimos dias

Apesar do calor e da seca que afetaram algumas regiões do país nestes últimos dias, o fornecimento de energia e o nível dos reservatórios não sofreram grandes mudanças. Pelo menos é o que garantem algumas das principais geradora do país.

De acordo com Roberto Pordeus, chefe de gabinete da diretoria de operação da Chesf (Companhia Hidrelétrica de São Francisco) o sistema elétrico da empresa não corre qualquer risco. “O reservatório equivalente da Chesf está em 29,81%. No ano passado, neste mesmo período, o nível era de 8,15%. Estamos numa situação bem tranquila”, explica Pordeus, afirmando que o risco de racionamento para 2003 é mínimo.

Ele explicou ainda que o período de chuvas começa em novembro e vai até abril, e o período atual representa o último mês de seca. “Estamos esperando que o nível do reservatório abaixe ainda mais, entre 18% e 20%, é normal”, conclui o técnico, acrescentando que o abastecimento está seguro com as termelétricas emergenciais implantadas pela CBEE (Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial).

Um dos maiores reservatórios da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), formado pelos lagos de Ilha Solteira e Três Irmãos, referente à usina Ilha Solteira (3440 MW de potência), apresenta atualmente volume útil de 59%. De acordo com Silvio Roberto Areco, diretor de Geração e Transmissão da companhia, no mesmo período do ano passado o volume útil era de 20%. “Os reservatórios da Cesp estão numa situação absolutamente tranquila”, garante o diretor. (Canal Energia)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram