JornalCana

Reservatórios de hidrelétricas em alta ajudam a reduzir preço do MWh da biomassa

torre-de-eletricidade_21331247Os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, principais fontes do Sistema Interligado Nacional (SIN), estão em alta. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), os níveis ficaram cerca de 870 megawatts-médio (MWm) acima do esperado na semana iniciada no sábado (13/08) e que vai até sexta-feira (19/08).

Com os reservatórios em alta, o valor do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) fechou em queda de 2% na semana. O PLD, que serve como indicador para venda da eletricidade da biomassa da cana-de-açúcar no mercado spot, está na média de R$ 115,63 o megawatt-hora (MWh) nos quatro submercados do país. Na semana anterior, o PLD ficou em R$ 117,44/MWh.

Segundo a CCEE, o valor atual do PLD segue equalizado uma vez que os limites de intercâmbio entre todos os submercados não são atingidos.

Leia também: Gasolina supera etanol em queda nos preços

Histórico

Em agosto, conforme a CCEE, a previsão de afluências para o SIN foi revista de 72% para 71% da Média de Longo Termo (MLT), abaixo do histórico em todos os submercados.

As ENAs ficaram estáveis no Norte (45%) e subiram 1 p.p no Sudeste (85%) e Nordeste (35%). Houve redução apenas no Sul (69% para 63% da média histórica).

Os níveis dos reservatórios do SIN, por sua vez, ficaram aproximadamente 870 MWmédios acima do esperado, elevação observada no Nordeste (+155 MWmédios) e, principalmente, no Sudeste (+ 800 MWmédios). No Sul e no Norte foram registradas reduções de 20 MWmédios e 80 MWmédios, respectivamente.

A carga prevista para o Sistema na terceira semana de agosto está aproximadamente 400 MWmédios inferior ao índice da última semana, permanecendo inalterada apenas no subsistema Norte. As reduções foram de 200 MWmédios no Sudeste, 100 MWmédios no Sul e 100 MWmédios no Nordeste.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram