JornalCana

Renovação das usinas é o foco de empresas em feira

As feiras Fenasucro e Agrocana, abertas anteontem em Sertãozinho, devem ser aproveitadas pelas empresas sucroalcooleiras neste ano principalmente para uma renovação das unidades produtoras já existentes. Isso porque tem ocorrido uma desaceleração dos investimentos para construção de novas usinas. É uma oportunidade para o setor investir em um crescimento “na vertical”, segundo o diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Antonio de Padua Rodrigues.

“Se, em 2009, tínhamos 19 usinas sendo instaladas, neste ano, temos dez e, em 2011, teremos apenas quatro, é evidente que existe uma desaceleração. Mas os investimentos não dependem só da implantação dos novos projetos”, disse Rodrigues.

Segundo ele, existe “todo um universo” de empresas já consolidadas que têm potencial para aumentar a produtividade com uma boa reforma industrial, com renovação de equipamentos, além da reforma dos canaviais.

“Nos últimos dois anos, com a crise mundial e um período de baixa remuneração dos produtos, muitas empresas não fizeram a manutenção das indústrias. Isso deve voltar a acontecer agora, em um cenário mais favorável.”

Neste ano, as feiras de Sertãozinho contam com 450 expositores de maquinário, serviços e tecnologias e a previsão dos organizadores é superar a marca dos R$ 2,2 bilhões em negócios.

Entre as novidades para abastecer o “crescimento vertical”, está uma nova turbina da indústria TGM, de Sertãozinho, que promete maior custo-benefício.

Há ainda um sistema lançado pela Authomathika que pretende garantir mais produtividade e padronização dos produtos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram