JornalCana

RenovaBio Itinerante chega ao Mato Grosso do Sul

Usinas do Estado se movimentam para aderirem, diz presidente da Biosul

Hollanda Filho, presidente da Biosul: “esse é um momento importante para todas as usinas que se preparam para aderirem ao programa” (Foto: Divulgação)

Com foco na adesão ao Programa Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio, representantes da indústria sucroenergética de Mato Grosso do Sul participaram do RenovaBio Itinerante.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (26), na Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), realizado pela Biosul [Associação de Produtores de Biocombustíveis de Mato Grosso do Sul] com apoio da Fiems [Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul].

O projeto itinerante é uma iniciativa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que viaja pelo país levando informações aos produtores sobre o processo de certificação para o RenovaBio e utilização da RenovaCalc, ferramenta de cálculo da Nota de Eficiência Energética Ambiental [NEEA] das unidades participantes.

Descarbonização 

Para o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, esse é um momento importante para todas as usinas que se preparam para aderirem ao programa.

“Considerado o maior programa de descarbonização do mundo, o RenovaBio vai exigir um envolvimento operacional por parte de todas as usinas do país e aqui em Mato Grosso do Sul não é diferente, todas as unidades já se movimentam para aderirem ao programa”, afirmou.

A eficiência ambiental será um fator determinante na nota das unidades produtoras dentro do RenovaBio. “Quanto mais eficiente o processo produtivo de uma usina, melhor será a nota de eficiência energética ambiental dentro do programa. É preciso entender os processos e explicar isso para os gestores e também para as equipes de operação”, explicou Hollanda.

Prestações de informações

O diretor da Usina Laguna, Werner Semmelroth, participou do evento e considerou uma importante iniciativa. “Todos aqui buscam informações sobre funciona as prestações de informações dentro do programa. Acredito que todos vão aderir RenovaBio, mas esse é um momento importante para a gente entender como funciona a certificação, a RenovaCalc, enfim, todas as nossas obrigações”.

A programação contou com as especialistas em regulação da ANP, Maria Auxiliadora Nobre e Danielle Ornelas.

Por sua vez, elas apresentaram informações sobre as novas resoluções da ANP.

E, também, sobre fases do processo de certificação e detalhes do preenchimento de formulários para a adesão ao programa, entre eles a RenovaCalc.

Mais sobre o RenovaBio 

O RenovaBio está em fase de implementação e busca reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.

Por fim, tem como objetivo estimular uma produção eficiente e sustentável.

Isso dentro de um processo de substituição dos combustíveis fosseis, com foco na redução da emissão de gases que causam o efeito estufa.

Finalmente, a previsão é que o programa passe a valer a partir de janeiro de 2020.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram