JornalCana

Rendimento industrial caracteriza safra de cana 2002/2003

A safra 2002/03 está se caracterizando pelo aumento na produção industrial. Ocorreu uma melhoria na qualidade da matéria prima que com a escassez de chuvas aumentou o teor de sacarose em torno de 11%, passando de 119,67 Kg/ t. c. na safra passada para 132,87 Kg/ t. c. na atual safra (até 15 de fevereiro). Aliado a este incremento houve também uma melhoria na eficiência industrial.

A insuficiência de chuvas, ocorrida no período de setembro a janeiro, embora tenha favorecido o aumento no teor de açúcar, determinou uma queda de 2% a 3% na produção agrícola. Portanto a expectativa inicial de uma produção de 25 milhões de toneladas deverá fechar em aproximadamente 23,2 milhões.

O setor sucroalcooleiro alagoano está fechando esta safra com um aumento substancial na produção de açúcar e produzindo praticamente a mesma quantidade de álcool da safra passada.. As exportações também devem ser superiores ao da safra passada, principalmente no que se refere ao açúcar demerara. Os preços praticados tanto nos mercados interno e externo têm remunerado bem nossos produtos, amenizando os problemas ocasionados pela queda na produção agrícola.

O aumento na fabricação de carros a álcool, uma maior conversão de carros à gasolina para álcool, o consumo informal de álcool (utilização de álcool nos motores à gasolina sem serem convertidos) e a provável importação de álcool por outros países faz antever um crescimento substancial na produção deste produto para próxima safra. Para suprir esta demanda, o Estado de São Paulo antecipará a moagem de 2003/2004 em 30 dias, dando inclusive, preferência na produção deste produto. (Gazeta de Alagoas/AL)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram