JornalCana

Rendimento fermentativo estável acima de 92%, é possível?

Teresa Cristina Vieira Possas
Teresa Cristina Vieira Possas

Com a demanda aquecida pelo etanol hidratado, os gestores das usinas voltam não apenas a chave do mix, mas a atenção para a fermentação, principal ponto de recuperação do ART em etanol e que, portanto, tem grande impacto econômico para as empresas.

A obtenção de Rendimento Fermentativo estável acima de 92% depende da adoção de diversos procedimentos, que começam com cuidados no campo visando a produção de uma matéria-prima de qualidade. Tendo em vista que esta etapa é de responsabilidade da área agrícola, quais procedimentos podem ser adotados exclusivamente pela área industrial?

Segundo Teresa Cristina Vieira Possas, diretora da MSBIO, que faz parte do programa Fermentação de Alto Desempenho do Pró-Usinas, é necessário que a usina utilize a melhor das melhores leveduras presentes em seu processo de fermentação.

Para ela, o primeiro passo é estabelecer um processo contínuo de seleção e introdução de leveduras mais resistentes, predominantes e produtivas, obtidas a partir do cruzamento das melhores leveduras presentes no seu processo de fermentação e de “super cepas” disponíveis no mercado. “A melhor e mais recente levedura deve ser injetada no processo sempre que o Rendimento Fermentativo ficar abaixo do esperado”, esclarece.

Confira matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram