JornalCana

Renda do agricultor fica abaixo da inflação de janeiro a outubro

O produtor brasileiro está perdendo renda. Segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), enquanto os preços pagos ao agricultor subiram 3,08% entre janeiro e outubro, a inflação chegou a 10,69% no período, medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

“Este ano, o poder de troca do agricultor foi desfavorável, pois a inflação cresceu mais que o esperado e os preços mundiais das commodities caíram”, afirma Nelson Martin, pesquisador do IEA. Por isso, no fechamento de 2004, o analista acredita que o quadro não será positivo, com alta de, no máximo 5% nos valores recebidos pelos agricultores, mas também com uma inflação crescente.

Nos últimos 12 meses houve perda no poder de troca do produtor, pois a alta acumulada do Índice de Preços Recebidos (IPR), que envolve 19 produtos avaliados pelo instituto, foi de 4,45% para uma inflação de 11,91%. Em outubro, o índice registrou leve alta (0,15%). Segundo Martin, isso ocorreu em virtude do bom desempenho de quatro produtos: cana-de-açúcar, laranja, boi e ovos. Todos os demais produtos cotados pelo IEA registraram queda nos preços. Entre os vegetais, a alta da cana-de-açúcar e da laranja fez com que o segmento obtivesse variação de 0,15% e, no segmento animal, o bom desempenho do boi e dos ovos ocasionou uma variação de 0,14%. “Houve uma forte desaceleração das cotações nos últimos dez dias, o aumento da oferta interna, a queda de preços nos mercados internacionais e da valorização do real”, relata Martin, ao explicar a pequena alta no mês.

O pesquisador diz que a cana-de-açúcar subiu 3,13% no mês porque houve aumento na demanda e, a laranja (8,13%) porque passou a internalizar as altar nas bolsas. Entre os produtos que registraram queda significativa no mês foi o algodão (- 5%), em virtude da variação no mercado internacional.

O preço do milho vem caindo em plena entressafra, em função das cotações internacionais e da valorização do real, que deve alterar a tendência das exportações do produto. O grão registrou queda de 4,46% em seu preço em outubro e acumula 9,09% no ano.

Segundo o levantamento, o preço médio dos suínos apresentou estabilidade em outubro, em função do aumento da oferta interna, devido à suspensão das exportações para a Rússia, principal destino do produto brasileiro. No mês passado, o produto foi cotado com queda de 1,78%, mas acumula alta de 33,25% no ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram