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Renault lança modelos bicombustível; carro fica mais potente com álcool

A Renault do Brasil está comercilizando desde novembro a linha Clio (2 e 4 portas) e Sedan com o motor 1.6 16V Hi-Flex, bicombustível.

Segundo e empresa, o novo 1.6 16V Hi-Flex é o mais potente no seu segmento, superando inclusive os motores da concorrência com cilindrada superior (até 1.8 litro). O propulsor desenvolvido pela Renault desenvolve 115 cv de potência (abastecido com 100% de álcool), 4 cv a mais que o segundo motor mais potente do mercado no segmento.

As concessionárias Renault já iniciaram a comercialização de todas as versões de acabamento – Authentique, Expression, Privilège e Dynamique – dos modelos Clio (2 ou 4 Portas) e do Clio Sedan equipadas com o motor 1.6 litro 16 válvulas bicombustível (álcool e/ou gasolina), batizado de 1.6 16V Hi-Flex.

Os modelos Clio Hi-Flex e Clio Sedan Hi-Flex competirão no segmento de carros pequenos bicombustível.

De acordo com a empresa, a escolha do motor 1.6 16V para este projeto não ocorreu por acaso. Além de ser um dos propulsores produzidos na Fábrica de Motores, o K4M possui excelente relação custo x benefício e equipa grande parte dos veículos Renault, entre eles o Clio, Clio Sedan e Scénic. Por isso, a empresa pensa em estender os benefícios da tecnologia bicombustível para os demais modelos da gama em um curto espaço de tempo.

O motor 1.6 16V Hi-Flex é um dos primeiros propulsores nacionais a trabalhar com qualquer tipo de gasolina, independentemente da proporção de álcool adicionado à sua fórmula (a gasolina brasileira – E24 – possui 24% de álcool adicionado, enquanto os demais países do Mercosul utilizam a gasolina E0, sem álcool). Um importante resultado obtido através da recalibração da central da injeção eletrônica (ECU – Electronic Calculator Unit), conjugado às adaptações mecânicas realizadas no motor para permitir o funcionamento com álcool, implicou no ganho de 5 cv de potência (quando abastecido com 100% de álcool). Assim, esse motor passa a contar com 115 cv de potência (ISO/ABNT), tornando-se o mais potente no segmento até 1.8 litro. Tal inovação resultou em um aumento na velocidade máxima nesta condição e um menor custo por quilômetro rodado, levando em conta a atual relação de preços entre a gasolina e o álcool.

Para comemorar o lançamento do primeiro veículo produzido pela Renault do Brasil equipado com motor bicombustível, a marca também está comercializando a série limitada Clio Hi-Flex 1.6 16V, disponível nas carrocerias hatch (2 e 4 portas) e sedã.

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