JornalCana

Relançada a Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista

Na última quinta-feira (12) foi realizado no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo a solenidade de relançamento da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop – SP). O trabalho de reativação foi liderado pelo deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS-SP) e conta com o apoio da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo). Nesta nova fase de Frencoop, 17 deputados já confirmaram a adesão. A coordenação do movimento entre as cooperativas paulistas é do vice-presidente da Ocesp, Daniel Felipe.

A Frencoop/SP é uma organização formada por parlamentares, independente da sua filiação partidária, de natureza política e não ideológica, que tem por missão, oferecer um atendimento melhorado e privilegiado ao setor cooperativista, trabalhando no aperfeiçoamento e na implementação de uma legislação que promova o seu desenvolvimento.

Segundo o deputado Arnaldo Jardim, o que se pretende é promover uma integração harmoniosa entre a Assembléia Legislativa e o sistema cooperativo, capaz de estabelecer um ambiente legislativo favorável ao seu desenvolvimento. “Pretendemos retomar a frente com total disposição, dando ritmo ao seu funcionamento para que continue estimulando e disseminando o cooperativismo”, afirmou o deputado.

Durante o seu discurso o deputado lembrou das 1.025 cooperativas e dos 2,3 milhões de cooperados que existem no Estado de São Paulo. “Praticar o cooperativismo é ganhar escala, dividir responsabilidades e distribuir de forma igualitária os lucros”, acrescentou Jardim. E finalizou, “Vamos nos dedicar e fazer com que o nosso suor possa irrigar essa semente do cooperativismo para que ela possa gerar bons frutos”.

As ações iniciais da Frencoop paulista se concentram em 4 reivindicações principais: incluir o cooperativismo no currículo das escolas estaduais, garantir que um dos integrantes efetivos da Junta Comercial seja representante da Ocesp, estudar como o governo estadual pode ceder prédios em comodato para as novas cooperativas e fazer cartilha de responsabilidade social.

O presidente da Ocesp, Evaristo Machado Netto, acredita que o movimento cooperativista paulista tem muito a ganhar com a Frente Parlamentar. “É fundamental o entrosamento dos parlamentares com o cooperativismo. Os deputados que aderirem à Frente conhecerão melhor o Cooperativismo e poderão contribuir para a consolidação e ,maior crescimento do movimento, que já tem uma ação importante na sociedade como gerador de trabalho e renda”, disse Evaristo.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Duarte Nogueira Júnior, esteve na solenidade para representar o governador Gerando Alckmin. Ele lembrou que existem hoje 7.355 cooperativas no Brasil registradas na OCB. “Essas cooperativas criam condições para oferecer trabalho, resultados positivos e melhor distribuição de rendas aos 5,7 milhões de brasileiros e brasileiras que estão integrados a esse sistema”, disse o secretário. “Em nome do governador Geraldo Alckmin deixo minha mensagem de mãos a obra e felicito o cooperativismo paulista por mais essa conquista”, finalizou Duarte Nogueira.

Entre as autoridades presentes na solenidade, Sertãozinho esteve representado pelo presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, pelo vereador Nério Costa e pelo gerente geral da Cocred, Márcio Fernando Meloni. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Canoeste)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram