JornalCana

Relação entre etanol e gasolina cai para 67,91%

A relação entre os preços do etanol e da gasolina na cidade de São Paulo recuou para 67,91% na terceira semana de junho, informou nesta terça-feira (26) a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O número está abaixo do nível de 68,38% da segunda semana. “É a maior da série para a terceira semana de junho”, disse o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima. Contudo, esse é o nível mais baixo desde a segunda semana de fevereiro (67,80%).

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina. Entre 70% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.

Em boa medida, a queda na relação reflete a trajetória dos preços do etanol que, no IPC-Fipe, mostraram recuo de 1,66%, enquanto os da gasolina cederam 0,03% na terceira quadrissemana do mês.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram