JornalCana

Reinaldo Falcão quer reativar engenhos de cana-de-açúcar de Água Branca

O prefeito de Água Branca, Reinaldo Falcão (PSB), faz um balanço positivo dos sete meses de administração. Ele que também é vice–presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), disse que aos poucos está conseguindo colocar a casa em ordem, uma vez que encontrou o município sucateado e a população extremamente decepcionada. Com uma política voltada para o fortalecimento econômico e social da cidade, Reinaldo Falcão disse que está buscando mecanismos para resgatar um pouco da história, da cultura e aproveitar os potenciais oferecidos no município para garantir a geração de emprego e renda para a população. Nesse sentido o prefeito conta que um dos seus principais objetivos é alavancar o turismo local promovendo o agroturismo. Com uma população de cerca de 20 mil habitantes, Água Branca, cidade a 301 quilômetros de Maceió, como a maioria dos municípios brasileiros, sobrevive basicamente dos repasses e incentivos do governo federal a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

E para tentar mudar esse quadro, Falcão informou que já começou a trabalhar. O primeiro passo, segundo ele, já está em processo inicial: trata–se do tombamento cultural e histórico da cidade de Água Branca, que próximo a completar dois séculos de vida ainda preserva vários casarões do início do século passado.

Outro ponto, disse o prefeito, é reativar os engenhos de canade–açúcar. “Água Branca já foi uma das referências no Nordeste, na produção de rapadura e açúcar mascavo”, assegurou. “Também estamos incentivando a produção de artesanatos, resgatando grupos folclóricos, a exemplo do guerreiro e da dança de São Gonçalo e trilhas ecológicas, para os que gostam de aventuras”, informou, acrescentando que a dança de São Gonçalo é exclusiva de Água Branca.

E como pontapé inicial para por em prática todos os projetos, a Prefeitura de Água Branca está promovendo seu 2° Festival de Inverno, que será realizado entre os dias 29 e 31 de julho com uma vasta programação, que vai contar com feira de artesanato, apresentação de grupos folclóricos, bandas musicais, apresentação teatrais e muito forró.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram