Mercado

Reforma tributária preocupa agronegócio

De acordo com o presidente da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, José Olavo Borges Mendes, a reforma tributária pode se transformar em um verdadeiro caos para o agronegócio brasileiro. “Conversamos com 78 dos 81 senadores e pedimos que observem o impacto que o fim da isenção do ICMS e alguns reajustes tributários podem ter, principalmente em relação à produção agropecuária no país”, explica.

O presidente da ABCZ e o diretor da entidade, João Machado Prata Júnior, foram na semana passada a Brasília.

José Olavo diz que ponderou sobre o bom momento vivido pelo setor, responsável por cerca de 40% da balança comercial brasileira. “O produtor no Brasil não dispõe dos incentivos que outros países proporcionam ao agronegócio. Se as despesas aumentarem ainda mais, a produção fica inviabilizada”, comenta.

Olavo explica que em uma simulação elaborada pelo Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil, alguns insumos, como defensivos agrícolas e fertilizantes, podem ficar 500% mais caros para o produtor, dependendo da alíquota para cálculo.

Ele lembra que o senador Aelton Freitas (PL) tem sido o principal articulador junto aos senadores, no sentido de viabilizar novo estudo sobre o fim da isenção do ICMS.

Banner Revistas Mobile