JornalCana

Refinarias paradas da Total na França retomam produção

O grupo petrolífero francês Total anunciou na segunda-feira que todas as suas refinarias atingidas por uma greve na semana passada estão retomando operações, reduzindo temores sobre oferta de derivados.

A greve, que começou na última segunda-feira por conta do fim de um feriado público na França e por exigências salariais, fechou cinco das seis refinarias da Total no país, retirando do mercado capacidade de processamento de quase 1 milhão de barris de petróleo por dia.

Um porta-voz da companhia informou que a planta de Donges, com capacidade para 231 mil barris diários e última refinaria atingida pela greve a fazer uma votação para o reinício das atividades, está voltando a operar.

O porta-voz acrescentou que normalmente leva alguns dias para as refinarias retomarem a capacidade máxima.

Os futuros dos produtos de petróleo no International Petroleum Exchange estavam em queda de quase 10 dólares por tonelada com a notícia da retomada das atividades de refino.

As cinco unidades atingidas pela greve são responsáveis por 90 por cento dos 1,092 milhão de barris diários que a Total refina na França. A notícia da greve fez os preços de derivados no mercado spot europeu dispararem, com os preços da gasolina subindo cerca cerca de 5 dólares por tonelada.

A Total é a principal exportadora européia de gasolina para os Estados Unidos, onde a demanda por combustível automotivo deve começar a subir a partir da próxima semana com o início de feriado de verão no país.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram