JornalCana

Redução de custo pode penalizar a produtividade

“O setor não tem muita margem para a diminuição de custos sem penalizar a produtividade”, avaliar Carlos Eduardo de Freitas Vian, professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), de Piracicaba, SP.

Para ele, deixar de aplicar – ou diminuir o uso – de adubo e outros insumos não é o caminho. Nem mesmo é recomendável desacelerar ou adiar serviços de manutenção. Medidas desse tipo têm consequências. “O canavial não rende como deveria. E a cana perde qualidade”, constata.

Uma alternativa para reduzir custos – de acordo com ele – é realizar uma negociação efetiva na compra de máquinas e produtos. Na opinião de Carlos Vian, outras maneiras para diminuir despesas, principalmente as operacionais, demandam tempo e investimentos, como renovação da frota e aquisição de novos equipamentos – mais modernos e eficientes – para a unidade industrial. Soluções que apostam na eficiência, como o plantio de variedades mais produtivas podem também reduzir os custos, segundo o professor da Esalq.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram