Mercado

Redes industriais de controle merecem atenção do setor, diz especialista

img2366

As consolidações das redes industriais trouxeram muitos benefícios para o controle operacional de plantas de processos, porém a continuidade desta evolução rompem novas fronteiras de controle, utilizando-se de protocolos de rede Ethernet e Wireless, além de incorporar sistemas de segurança SIS, que convivem no mesmo meio físico, bem como a incorporação do padrão IEC61850 em sistemas de cogeração de energia elétrica. É com essa conclusão que Márcio Venturelli,gerente de engenharia de novos negócios e tecnologia da Fertron, falará ao público sucroenergéticodurante o curso Sinatub de Caldeiras, Vapor e Geração de Energias Renováveis, da Sinatub, nos dias 28 e 29 de junho, em Ribeirão Preto (SP). Venturelli defenderá o tema “A Evolução das Redes Industriais na Automação de Sistemas de Cogeração”.

Neste evento, o especialista vaifalar sobre a evolução das redes industriais na automação de caldeiras. “Existe uma nova fronteira que estamos entrando, que é a TI (tecnologia da informação) se convergindo com a TA (tecnologia da automação), e isso impactará na forma como as decisões de operação, controle e segurança destes processos do setor sucroenergético”.

wp_posts

Segundo ele, atecnologia da automação já está quase na velocidade da tecnologia da informação, isso faz com que exista um dificuldade em escolher tecnologias que agreguem valor ao processo final. “Estamos cheios de opções e problema ocorre quando não se sabe avaliar o que realmente é importante, equilibrando o investimento com o retorno da tecnologia. No curso vamosmostrar as evoluções ocorridas nesta área, de forma imparcial quanto as tecnologias, mostrando uma proposta da melhor utilização destas com seus benefícios, orientado a ganhos de eficiência operacional e energética, além da segurança como fator chave”, revela.

wp_posts

Ele diz que uma das grandes inovações é a aplicação do padrão de comunicação Ethernet no campo da automação, isto é, no chão de fábrica, como principal vantagem é a horizontalização de protocolos, simplificando projetos, instalações, manutenção, além de aumentar de forma exponencial a quantidade de informações obtidas nos ativos de processo.

As inscrições do curso do Sinatub seguem até às 12h, desta quarta-feira, 27/06/2012. Mais informações www.sinatub.com.br ; (16) 3911-1384 / (16) 3621-0315; ou [email protected].

wp_posts

Banner Revistas Mobile