JornalCana

“Recuperação do setor é lenta pois política não incentiva o etanol”

Quando se pensa em crise financeira no setor canavieiro, logo vem a dúvida da recuperação plena ou de sobrevivência para algumas empresas que estão em maiores dificuldades. Sem muitas esperanças, especialistas traçam um panorama das próximas safras e da lenta recuperação. Para Tarcilo Rodrigues, diretor da Bioagência, apesar de um cenário de recuperação de preços, o setor ainda não deverá se recuperar financeiramente na próxima temporada. “Não será na próxima safra 2014/15, depende de uma série de fatores, políticas públicas claras e isso não tem horizonte. Sem isso, o empresário será conservador e o ambiente ficará um pouco complicado. Quer queira ou não dependemos do governo pois nosso concorrente se chama gasolina e a política pública não incentiva o etanol“, revela o especialista.

Ele não acredita que nesta safra haja uma política pública mais favorável por parte do governo. “Acho muito difícil. Se houver alguma coisa será para a próxima safra”, diz.

Apesar do cenário, o especialista explica que a atitude do setor está correta neste momento. “O empresário está fazendo sua parte, investindo o que pode, cobrindo custos, sendo mais competitivo, mas depende de clima e de uma série de fatores. Mas uma conversa com governo é sempre difícil, pois ele olha como um todo. Os canais estão aí, mas o processo é complexo. Os resultados são de longo prazo, mas tudo que aconteceu como o aumento da mistura, a desoneração do PIS e Cofins foi positivo, mas a velocidade do governo é diferente da velocidade do mercado”, lembra. 

img7308

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram