JornalCana

Reajuste é assunto da Petrobras, diz Mantega

Presidente do conselho de administração da Petrobras, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o aumento dos combustíveis não é assunto do governo.

“Reajuste da gasolina é da Petrobras”, disse, em rápida entrevista ao chegar à sede da Fazenda, em Brasília. Na conversa, ele evitou falar mais sobre um possível reajuste nos combustíveis.

A dificuldade de a estatal elevar os preços foi um dos motivos apresentados pela agência americana de classificação de risco Moody´s para rebaixar a nota da companhia na semana passada.

“Não está claro se aumentos suficientes de preços estarão a caminho, diante das pressões políticas sobre o governo e o foco no controle da inflação”, afirmou a Moody´s em comunicado, dizendo que as operações de distribuição da estatal estão gerando perdas consideráveis.

O mais recente reajuste de preços da Petrobras foi em janeiro. O aumento foi de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel nas refinarias.

Inflação

Mantega afirmou ter ficado satisfeito com a variação do IPCA em setembro (alta de 0,35%). “Significa que a inflação está sob controle.”

Ele disse, porém, que a inflação deve subir “um pouco” no fim do ano por causa de efeitos típicos do período, como a entressafra e o início do período de chuvas, que afeta os preços de alguns produtos.

“Mas vamos ficar dentro da normalidade”, afirmou o ministro da Fazenda.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram