JornalCana

RB 72454 é uma velhinha de destaque

Confira na última edição do JornalCana, estas e outras novidades sobre tecnologia agrícola.

Semeada em 1972 pela equipe de melhoramento da Coordenadoria Regional do Nordeste do Planalsucar, sediada em Rio Largo, AL, foi recomendada para produtores de Pernambuco a partir de 1982 e lançada oficialmente no início de 1987 em Recife, PE. De lá para cá, a variedade RB 72454 tem vencido percalços e continua sendo uma das preferidas das usinas até hoje.

Registros comprovam que os antigos pesquisadores não conseguiram identificar a variedade “pai” porque a 454 nasceu quando vários ovários da progenitora CP53-76 foram fecundados por pólen de muitas outras variedades. Posteriomente, pesquisadores desenvolveram a variedade filha, RB 86 7515, que tem melhor brotação e está substituindo a progenitora.

A 454, como é conhecida pelos agrônomos, esteve em testes durante 15 anos e está há 17 anos em circuito comercial.

Antônio Carlos Arabicano Gheller, professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, integrante da Coordenadoria Regional Sul do Planalsucar do IAA – Instituto do Açucar e do Álcool, que participou da seleção e avaliação da 454, é um apreciador da variedade. “Mesmo tratando-se de áreas abandonadas, a variedade continuou potente. Após alcançar o topo no ranking das variedades mais plantadas, passou a ser menos plantada em favor de variedades novas recém liberadas, principalmente nos anos de 1997 e 98. A partir de 1999 o plantio comercial da 454 voltou, colocando-a novamente entre as mais plantadas na região Centro-Sul”, diz.

Matéria completa na edição de março do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram