JornalCana

RANKING REVELA OS 20 MAIORES GRUPOS DO SETOR

Estamos publicando o Ranking dos maiores grupos produtores sucroalcooleiros do Brasil. O critério adotado para considerar a formação de um grupo é o de controle acionário das plantas industriais. Desta forma, foram consideradas unidades individuais as empresas que possuem participação em uma ou mais unidades, mas que não detém seu controle.

Observando o ranking de moagem, verificamos a hegemonia paulista na produção sucroalcooleira: 14 grupos são originais do estado, contra 3 de Alagoas, 2 de Pernambuco – apesar de não possuir nenhuma usina no estado, o Grupo José Pessoa teve sua origem em Pernambuco – e um do Paraná.

O Nordeste está representado por 5 grupos, cujo volume de produção vêm migrando rapidamente para o Centro/Sul, região que já é responsável, na média, por 65% da moagem total de cada grupo. No Grupo José Pessoa, a produção nordestina ocupa apenas 15% da moagem total.

Os 20 maiores grupos demonstram que profissionalização é uma tendência irreversível no setor. Apenas duas empresas apresentam gestão familiar, no conceito tradicional. Oito apresentam uma gestão mista, onde acionistas e familiares podem ocupar cargos na empresa, mas adotam conduta profissional na gestão. Seis empresas possuem acionistas apenas na Presidência, ficando a administração a cargo de executivos. Quatro grupos possuem gestão completamente profissionalizada, incluindo a Presidência.

O Ranking revela que a presença estrangeira no controle das usinas brasileiras ainda é pequena, pois apenas um grupo, Açúcar Guarani, possui capital 100% estrangeiro, e o Grupo Cosan possui capital internacional, mas ainda majoritariamente brasileiro.

A moagem dos 20 maiores grupos representa cerca de 40% da produção nacional, volume que, apesar de ser expressivo aparentemente, delineia uma ainda baixa concentração no setor, já que congrega 78 unidades e as demais 251 indústrias estão pulverizadas sob o controle de mais de 150 grupos.

Este ano, além de publicar o ranking de moagem e produção de açúcar e álcool, procuramos apresentar também a evolução da moagem entre os 20 maiores grupos em relação à safra anterior. Com certeza, é outro quadro que nos permite obter uma gama enorme de considerações. Mas, vamos deixar esta análise para a próxima edição…

Clique e confira os quadros.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram