JornalCana

Ranking de carros irrita produtores de álcool

O ranking de carros poluentes lançado pelo Ministério do Meio Ambiente irritou os produtores de canadeaçúcar e álcool do país. De acordo com os índices divulgados no site do Ibama, carros movidos a álcool ou do tipo flex (bicombustíveis) podem ser tão ou mais poluentes que os movidos a gasolina.

Ontem, a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) divulgou uma nota à imprensa criticando a metodologia aplicada pelo governo, que considerou três gases poluidores (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio), mas não levou em conta a emissão de CO2, causador do efeito estufa.

Na nota, a Unica, que diz ser favorável ao estabelecimento de índices de avaliação de emissões de poluentes, afirma que, “ao invés de produzir dados precisos, que ajudem o consumidor, a divulgação feita pelo Ministério serviu principalmente para confundir”.

— Fossem os dados compilados de forma completa, incluindose números de gás carbônico (CO2), óxidos de enxofre (SO2) e partículas, o ranking produzido pelo Ibama apresentaria resultados muito diferentes, particularmente no tocante a carros utilizando o etanol — disse o presidente da Unica, Marcos Jank, por meio de sua assessoria de imprensa, chamando o ranking de “decepcionante”.

A GM, fabricante do carro que obteve a pior nota, o Corsa 1.4, movido a gasolina, (com 4,8 pontos em uma escala de zero a dez), informou ontem, por meio de sua assessoria, que ainda estav analisando os dados para se pronunciar. Ainda dentro dos critérios que não consideraram a emissão de gases de efeito estufa, o carro menos poluente é o Focus 2.0, movido a gasolina, da Ford, com 9,4 pontos. Entre os dez mais poluentes, cinco são a álcool. Entre os dez menos poluentes, oito são a gasolina.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que apoia a divulgação do ranking.

Segundo a entidade, todos os dados já eram públicos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram