A Raízen anunciou nesta terça-feira (14) o resultado do terceiro trimestre (3T) do ano safra 2022/23. A companhia manteve seu ciclo de investimentos em projetos para acelerar os negócios e capturar oportunidades na transição do mercado global de energia.
O terceiro trimestre foi marcado pela sazonalidade na comercialização de açúcar e renováveis, em linha com a estratégia de vendas definida para o ano, volatilidade nos preços dos combustíveis e maiores custos pressionados pela inflação e menor moagem, com menor diluição dos custos fixos.
A despeito da conjuntura e sazonalidade do trimestre, a empresa segue entregando expansão tanto em Receita Líquida quanto em EBITDA Ajustado nos primeiros nove meses do ano. Os investimentos seguem o Plano de Expansão, principalmente no segmento Renováveis, incluindo os projetos de melhoria da produtividade agrícola, Etanol de Segunda Geração (“E2G”), Energia Elétrica Biogás, melhorias e parada global de manutenção na refinaria na Argentina.
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A companhia tem dedicado foco especial para a estrutura de capital, alinhando os princípios de gestão de capital à dinâmica de seus negócios.
“Seguimos nos diferenciando na cadeia de valor e fortalecendo nossa plataforma integrada de Renováveis e Açúcar, avançando na jornada de produtividade agrícola. Mantivemos uma relação cada vez mais sólida com a nossa rede -atingindo índices recordes de satisfação – com expansão, renovação e ampliação da Oferta Integrada de Valor Shell para as revendas”, disse Ricardo Mussa, CEO da Raízen.
Segundo ele, na Argentina, realizaram uma parada para melhorias e manutenção na operação de refino e tiveram uma forte performance comercial.
“Avançamos na construção das nossas plantas de E2G e já superamos a marca de 25 milhões de litros produzidos na nossa 1ª planta. Recorde absoluto! Zelar por relações produtivas é um dos pilares que mais me orgulho de ver sendo desenvolvido a cada dia na Raízen”, ressaltou.
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Confira abaixo os pontos de destaque das áreas de negócio da Raízen no 3T 2022/23:
RENOVÁVEIS – No trimestre, houve expansão do volume de etanol comercializado (+34%), com precificação diferenciada, acima da referência de mercado. O preço médio de Etanol Raízen foi 37% superior ao preço de referência ESALQ no Brasil, ampliando as oportunidades de maximizar valor e capturar retornos superiores, com posicionamento único na indústria com a cadeia integrada, escala e certificação de produto.
Em energia, a Raízen seguiu expandindo sua franquia e se posicionando de forma assertiva, ganhando escala. No trimestre, foram conectadas mais de 6 mil novas unidades consumidoras, encerrando o trimestre com 24 mil conexões. A Raízen atingiu a posição de 4ª maior comercializadora de energia elétrica do país.
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Por fim, a Raízen avançou na construção de três plantas de E2G e na marca de mais de 25 milhões de litros produzidos na primeira planta, em Piracicaba – SP. A companhia antevê chegar a 30 milhões de litros produzidos nesta safra 2022/23, um recorde absoluto.
AÇÚCAR – No açúcar, a companhia expandiu os volumes comercializados dentro da sua plataforma de trading (+70%), ao mesmo tempo em que avançou nas vendas diretas para o destino, que já representam mais de 60% das vendas, aumentando sua participação na cadeia de valor do açúcar com escala e competitividade.
Apesar do preço médio de venda no trimestre ter ficado em linha com o 3T 2021/22, no acumulado do ano atingiu R$2.205/ton (+10%) em relação ao ano anterior, resultado que reflete a estratégia de fixação dos preços em meio a um cenário mais positivo para commodity.
MARKETING & SERVIÇOS – Em Marketing & Serviços Brasil, a companhia destacou os avanços na otimização do mix de produto e a proposta de valor aos clientes e revendedores Shell, com níveis recorde de satisfação e expansão da rede de postos. Ao final do trimestre, a Raízen atingiu mais de 8 mil postos Shell nas operações do Brasil e Latam.
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Em Marketing e Serviços LATAM, em meio a um cenário econômico desafiador, a companhia iniciou a retomada nas margens da operação no Paraguai, após a conclusão total do embandeiramento da rede, e bateu recorde de market share na operação da Argentina, com expansão de margens e estratégia de diferenciação consistente, com mix de produto premium. Também na Argentina, a companhia concluiu com sucesso a parada programada de 50 dias da refinaria, a maior já feita na sua história, dentro do orçamento e do cronograma proposto.
Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comércio), a abertura de lojas de conveniência Shell Select e mercados de proximidade OXXO também avançaram no trimestre. Em dezembro, atingimos 1.468 lojas no Brasil, incluindo 217 mercados OXXO.
ESTRATÉGIA E SUSTENTABILIDADE – Também nesse trimestre, os compromissos públicos que reforçam cada vez mais a sustentabilidade no centro da estratégia dos negócios foram atualizados para 2030. Com isso, a empresa mostra que segue comprometida com as iniciativas positivas, além de estimular parceiros de negócio para que eles consigam evoluir no tema de sustentabilidade.