JornalCana

Raízen realiza workshop para manejo da broca da cana em Ribeirão Preto -SP

Empresa reuniu produtores rurais para apresentar novas estratégias de controle de uma das principais pragas da cultura da cana

A Raízen tem promovido diversas iniciativas que incentivam as boas práticas agrícolas entre seus fornecedores, principalmente, por meio de sua oferta de valor integrada.

Nesta semana, a companhia realizou, um evento que reuniu agroempresários dedicados à produção de cana-de-açúcar no interior de São Paulo e de Minas Gerais para o Workshop Manejo de Broca.

Durante o encontro, Alexandre de Sene Pinto, pesquisador e professor do centro universitário Moura Lacerda e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), apresentou a palestra “Manejo da broca”, na qual mostrou estudos sobre o controle efetivo da praga.

LEIA MAIS > Etanol de cana caminha para nova etapa de descarbonização

Logo depois, Eduardo Fonseca Ivan, engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da Koppert Brasil, explicou como algumas soluções tecnológicas como a ferramenta e-Trap, por exemplo, estão ajudando a combater a proliferação deste tipo de praga no campo.

A plataforma digital da e-Trap faz a gestão de informações das armadilhas distribuídas nos canaviais e a startup já monitorou mais de 1 milhão de hectares de janeiro de 2021 a junho de 2022. O grande diferencial dessa tecnologia é que ela consegue indicar o nível de infestação de cada área, gerando dados para a melhor tomada de decisão em relação ao manejo.

LEIA MAIS > Setor caminha para a concentração?

Esta é uma solução similar às armadilhas convencionais que a Raízen já utiliza em seus canaviais, mas a novidade são os QR Codes das armadilhas que permitem seu georreferenciamento e gerenciamento em uma plataforma on-line.

“Este evento faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Raízen para apoiar seus fornecedores na adoção de manejos mais eficientes e sustentáveis. A companhia vem apostando no Manejo integrado de Pragas (MIP) como parte de sua oferta de integrada para seus parceiros. Prova disso é que a Raízen iniciou um projeto-piloto de 40 mil hectares na safra 2018/19 e já no ano seguinte expandiu o método para 30% das áreas, chegando a sua totalidade na safra 2020/21”, explica o diretor de negócios da Raízen, Ricardo Berni.

LEIA MAIS > Receita líquida da CerradinhoBio cresce 38,6% no 1º tri da safra 2022/23

A empresa também desenvolveu um manual de boas práticas e hoje trabalha com diversos pacotes de investimento para controle da broca voltados aos produtores rurais. Desta maneira, a companhia compartilha um benchmark como guia para que cada fornecedor tenha a liberdade de escolher o manejo mais apropriado para a sua realidade.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram