JornalCana

Raízen lança programa de desenvolvimento para micro e pequenos fornecedores

Iniciativa oferece consultoria personalizada em parceria com o Sebrae

A Raízen lançou o Raízen Desenvolve, seu novo programa de desenvolvimento que oferece consultoria personalizada para micro e pequenos fornecedores pré-selecionados, por meio de uma parceria com o Sebrae.

O programa concede também benefícios como redução do prazo de pagamento e isenção da taxa de homologação para fornecimento.

“Nosso objetivo é não só investir na sustentabilidade da nossa cadeia de valor, mas deixar um legado de crescimento e gerar independência financeira para micro e pequenos fornecedores, promovendo novos negócios e desenvolvendo os territórios onde estamos inseridos”, explica Henrique Nakamura, diretor de Suprimentos da Raízen.

A capacitação em parceria com o Sebrae vai atender 65 fornecedores, nas regiões de Piracicaba -SP, Jaú -SP, Guariba -SP, Lagoa da Prata -MG e Caarapó -MS, onde a Raízen possui parques de bioenergia. As consultorias serão personalizadas, de acordo com os riscos e oportunidades de cada fornecedor participante, e terão duração de oito meses.

LEIA MAIS > Safra de cana em maio tem ATR mais baixo devido às chuvas; produtividade é próxima à da temporada passada, diz CTC    

Em parceria com o Sebrae, a Raízen passou a disponibilizar também uma plataforma digital, com treinamentos e cursos para todos os fornecedores da companhia.

O Raízen Desenvolve concede também redução do prazo de pagamento e isenção da taxa de homologação para auxiliar o fluxo de caixa, beneficiando fornecedores distribuídos em 84 microrregiões em todo o país. Para isso, cada participante deve atender critérios de porte e seu capital social ser limitado a no máximo R$ 4,8 milhões.

O programa conta ainda com um processo de avaliação contínua. Ao final do atual ano-safra (abril de 2022 a março de 2023), a companhia irá compilar indicadores importantes dos participantes do programa, como a medição por deslocamento — que observa a evolução de cada empreendedor a partir de índices de engajamento e participação em oficinas, fóruns e reuniões –, entrega de planos de ação, além da evolução da variação de Supplier Index e do score SERASA, que deverá estar acima de 500 pontos.

“Todas essas ações fazem parte dos esforços de expansão da Raízen, com o intuito de promover impacto positivo para além de nossas operações, incentivando o crescimento conjunto da companhia e dos territórios, e estimulando fornecedores para que possam evoluir e se reposicionar no mercado de forma contínua”, comenta Nakamura.

LEIA MAIS >Programa de voluntariado da Raízen beneficiou cerca de 150 mil pessoas no último ano-safra

Atualmente, a companhia conta com mais de 5 mil fornecedores, sendo que 56% deles são de micro ou pequeno porte. Além do Raízen Desenvolve, a companhia apresenta diversas iniciativas de apoio a fornecedores parceiros, como o Programa ELO, que apoia produtores de cana-de-açúcar da empresa na transformação de seus cultivos para modos de produção mais sustentáveis, impactando diretamente mais de 14 mil pessoas desde 2014.

Para mais informações sobre iniciativas e formas de parceria, acesse o Portal dos Fornecedores da Raízen.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram