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Raízen, Ipiranga e BR arrematam terminais de combustíveis e investirão R$ 200 milhões

Raízen, Ipiranga e BR Distribuidora entram juntas no controle de terminais públicos de combustíveis.

Por meio dos consórcios Navegantes Logística, que une as três empresas, e Nordeste, que integra Raízen e BR, elas arremataram na sexta-feira (22/03) as quatro áreas oferecidas em leilão pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Confira abaixo informações relacionadas ao leilão realizado na sede da B3, em São Paulo, e que gerou ao governo federal uma arrecadação de R$ 219,5 milhões. Os terminais licitados totalizam investimentos de cerca de R$ 200 milhões.

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  • O que foi leiloado

O leilão foi de arrendamento à iniciativa privada de quatro áreas e infraestruturas públicas destinadas à movimentação e armazenagem de granéis líquidos, especialmente combustíveis. Trata-se das áreas AE-10, AE-11 e AI-01, no Porto de Cabedelo (PB); e da área VIX30, no Porto de Vitória, que teve valor de outorga de R$ 165 milhões. No total, o governo federal arrecadou R$ 219,5 milhões.

  • Quem venceu

Os consórcios Nordeste, formado pelas empresas Raízen, BR Distribuidora, e Navegantes Logística, formada pelas empresas Raízen, BR Distribuidora e Ipiranga, arremataram as quatro áreas.

  • Investimentos no terminal AE-10

Os investimentos em Cabedelo serão de R$ 71,5 milhões. No terminal AE-10, o arrendatário deverá investir R$ 36,5 milhões ao longo dos 25 anos de contrato. O vencedor pagará um aluguel fixo mensal pelo uso da área no valor de R$ 6.537, 50 e mais R$ 1,84 por tonelada movimentada. O terminal dispõe de uma área de 18.344m2. O Consórcio Nordeste venceu o leilão, oferecendo um lance de R$ 18,005 milhões.

  • No terminal AE-11

Na área AE-11, os investimentos, durante 25 anos de contrato, alcançarão R$ 35 milhões, boa parte será aplicada na implantação de duto ligando esse terminal ao berço 101 do Porto de Cabedelo. O vencedor dessa área pagará R$ 7.297,50 mensais de aluguel e mais R$ 1,84 por tonelada movimentada. A área desse terminal é de R$ 20.465 m2. Dessa vez, o Consórcio Nordeste arrematou a área, com um valor de outorga de R$ 30,503 milhões numa acirrada disputa em viva voz com o Terminal de Armazenagem da Paraíba (Teapa).

  • Aportes no terminal AI-01

Já o terminal AI-01 do Porto de Cabedelo não prevê investimento por parte do novo arrendatário. Pelo uso da área, o vencedor desse leilão arcará com um aluguel mensal de R$ 44.971,66 e mais R$ 8,29 por tonelada movimentada. A área desse terminal é de 18.275m2. O Consórcio Nordeste ganhou a disputa. Valor de outorga: R$ 6,021 milhões.

  • Porto de Vitória

No Porto de Vitória, a área licitada foi a VIX30, de 74.156m2. Serão R$ 128,2 milhões em investimentos, ao longo de 25 anos de contrato. O vencedor pagará um aluguel mensal pelo uso da área no valor de R$ 53.933,54 e mais R$ 4,05 por tonelada movimentada. O Consórcio Navegantes Logística ofereceu um valor de outorga de R$ 165 milhões.

 

Incremento

“Estamos trabalhando pela logística, pela infraestrutura do país. O resultado do leilão foi extremamente positivo. O setor portuário brasileiro precisa crescer, e essas áreas para movimentar combustíveis vão contribuir com esse incremento”, diz Francisval Mendes, diretor da ANTAQ.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o resultado do leilão superou as expectativas e destacou a disputa do Consórcio Nordeste e da Teapa pelas áreas AE-10 e AE-11. “Isso mostra a confiança do mercado na política econômica do governo federal. Não estamos preocupados em auferir o valor de outorga, e, sim, em ver o investimento acontecendo, impulsionando a logística nacional”, afirmou, elogiando o trabalho dos diversos entes para o sucesso do leilão, entre eles a ANTAQ, o PPI e a EPL.

*Com informações da ANTAQ

 

 

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