JornalCana

Raízen inaugura simulador de caminhão canavieiro

A Raízen inaugura seu primeiro simulador de caminhão de cana-de-açúcar. Com o objetivo de capacitar os motoristas em sala, de maneira mais realista possível, o aparelho permite que o condutor não tenha dúvidas dos procedimentos que deve adotar em cada situação, seja ela rotineira ou excepcional.
Com investimento de R$ 320 mil, o projeto faz parte do programa de capacitação de motoristas “Rota da Excelência”, desenvolvido pela companhia a fim de aperfeiçoar a formação profissional e a qualidade dos funcionários. Para a realização do projeto, a empresa contou com a parceria da Instituição FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte criada pelo SETCOM, que atua na capacitação de motoristas.
Além de possibilitar um treinamento personalizado, o simulador de caminhão canavieiro garante a segurança de praticar em off-road trajetos do dia a dia do profissional nos mais variados cenários, com climas e terrenos diferentes, e também contribui para a economia de combustível, pneus e vida útil dos caminhões da companhia, reduzindo os custos.
Até o momento, foram realizados mais de 100 treinamentos com motoristas próprios da empresa, que aperfeiçoaram o desempenho do transporte canavieiro. O aparelho será utilizado para as capacitações técnicas de entressafra de forma preventiva, assim como no processo seletivo para novas admissões.
O projeto abre ainda a possibilidade de promoção para a função de instrutor aos motoristas canavieiros. Estes profissionais auxiliam nos treinamentos em sala de aula, no monitoramento diário e fazem a operação assistida de todos os participantes em sua rotina de trabalho. “A operação assistida e o monitoramento permitem ter um diagnostico quanto à “dirigibilidade” de cada um, e a partir daí são traçados treinamentos individualizados para o motorista em questão, focando em manobras repetitivas e na correção de eventuais falhas.
Este é um processo contínuo de aprendizado, onde a segurança de nossos profissionais é a diretriz primordial”, afirma Luis Carlos Veguin, Diretor de Recursos Humanos da Raízen.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram