JornalCana

Raízen inaugura pedra fundamental de sua segunda planta de biogás

Com investimento aproximado de R$ 300 mi, unidade em Piracicaba será dedicada exclusivamente a produzir biometano

A Raízen inaugurou nesta terça-feira, 12, a pedra fundamental de sua segunda planta de biogás, sendo essa a primeira dedicada à produção de biometano.

Com inauguração prevista em 2023, a planta anexa ao Parque de Bioenergia Costa Pinto, em Piracicaba – SP, terá capacidade de produção de 26 milhões de m³ de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

Ao todo, serão gerados cerca de 250 empregos diretos e indiretos durante a construção da unidade.

LEIA MAIS > Executivo mostra como a Coruripe gera novas oportunidades através de créditos verdes

Com investimento aproximado de R$ 300 milhões, a planta é resultado de uma joint venture entre a Raízen e a Geo Energética, reforçando a posição da Raízen Geo Biogás como uma das empresas pioneiras no uso de resíduos de processos industriais para a produção de energia renovável em escala comercial. “A unidade é mais um passo da companhia em ações de inovação e investimento em energias limpas e renováveis“, ressalta a empresa.

Esta será a segunda planta de biogás da Raízen Geo Biogás. A primeira está localizada em Guariba -SP. Inaugurada em 2020, é uma das maiores do mundo, com capacidade instalada de 21MW.

No Parque de Bionergia Costa Pinto, a produção do gás natural renovável será feita a partir de vinhaça e torta de filtro, resíduos dos processos agroindustriais realizado na unidade, que já possui, além de estrutura para produção de açúcar e etanol, uma planta de Etanol de Segunda Geração (E2G) e uma solar.

Segundo Francis Queen, vice-presidente de Açúcar e Renováveis da Raízen, o investimento consolida o posicionamento da companhia como uma empresa integrada de energia, que investe em inovação para garantir a sustentabilidade de seus negócios a longo prazo e desenvolvimento local.

LEIA MAIS > Fabricação de etanol de milho cresce 50,79% na segunda quinzena de junho

“A nova planta de biometano ampliará nosso portfólio de soluções em energia sustentável seguindo as demandas globais por soluções mais limpas. Investimentos como esse refletem nossa busca constante por soluções para transição energética global”, destaca Queen.

Francis Queen, vice-presidente de Açúcar e Renováveis da Raízen

Substituto para gás natural, diesel ou gás liquefeito de petróleo (GLP), o biometano tem o potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa ao substituir combustíveis fósseis. Com avanços em eficiência energética, o gás natural renovável é uma solução sustentável, capaz de acelerar a descarbonização de diversos setores.

“Ao gerar energia a partir de resíduos, como vinhaça e torta de filtro, refletimos nosso compromisso em atuar sob um sistema de economia circular, produzindo mais energia com a mesma área de produção agrícola. Essa é a eficiência que buscamos para ter cada vez um portfólio mais sustentável e de menor emissão”, afirma Queen.

LEIA MAIS >Moagem de cana na 2ª quinzena de junho recua em 7,9%

A totalidade da produção da nova planta foi comercializada para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo. A Yara receberá 20 mil m³ de gás natural renovável por dia para a produção de hidrogênio e amônia verde. A Volkswagen receberá 50 mil m³ diariamente, sendo a primeira montadora no Brasil a utilizar biometano na produção de suas fábricas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram