JornalCana

Raízen atinge pontuação ‘A’ em análise de atuação no combate às mudanças climáticas

Companhia tem investido em ações para mitigar riscos climáticos

A Raízen foi reconhecida por sua liderança em gestão climática alcançando o nível mais alto do ranking CDP, agora fazendo parte da prestigiosa ‘A-List’ de empresas que estão liderando a transição para um mundo de baixo carbono.

O CDP é uma iniciativa do setor financeiro que se tornou referência mundial em gestão dos impactos provocados pela mudança de clima, sendo termômetro importante na avaliação de investimentos alinhados à agenda ESG.

Esse resultado reflete o avanço de maturidade e relevância do tema perante a estratégia da companhia. A Raízen tem investido em ações para evoluir em sua gestão climática desde sua origem e tem se posicionado cada vez mais como um dos agentes da descarbonização Global.

A evolução da companhia em mudanças climáticas, refletida no resultado do CDP, se deve aos esforços da Raízen em gerir e mitigar riscos climáticos, que hoje segue a mesma governança que os riscos financeiros da companhia, assim como sua governança robusta em toda temática, que garante o envolvimento da liderança e a inclusão da variável carbono em suas decisões de negócio.

LEIA MAIS > Tereos lança seu primeiro relatório de sustentabilidade no Brasil

De forma a deixar ainda mais claro seu compromisso frente às mudanças climáticas, além das metas e ações apresentadas ao longo de seu reporte no CDP, a companhia ainda conta com um KPI interno de “emissões evitadas” pelos seus produtos de energias renováveis que está atrelado à remuneração variável de todos nossos funcionários.

Segundo Cláudio Oliveira, VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Raízen, o reconhecimento demonstra que que a companhia está no caminho certo. “Frente às demandas por uma economia de baixo carbono, buscamos expandir soluções limpas e renováveis por meio do incentivo à economia circular. Com a definição de processos claros e em acordo com critérios ambientais e de governança, iremos garantir a resiliência e perenidade dos negócios”, ressalta Oliveira.

O relatório e o processo de pontuação do CDP são amplamente reconhecidos como o padrão ouro de transparência ambiental corporativa. Em 2021, mais de 590 investidores com mais de US $ 110 trilhões em ativos e 200 grandes compradores com US$ 5,5 trilhões em gastos com aquisições solicitaram que as empresas divulgassem dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma do CDP. Esse ano, 13.000 empresas responderam ao questionário, o que representa um recorde.

LEIA MAIS > Presidente aprova mistura de 10% de biodiesel no óleo diesel
Paul Simpson, CEO do CDP

Uma metodologia detalhada e independente é usada pelo CDP para avaliar essas empresas, atribuindo uma pontuação de A a D – com base na abrangência da divulgação, conscientização e gestão de riscos e oportunidades ligados às mudanças climáticas e demonstração de melhores práticas associadas à liderança climática, com metas ambiciosas e significativas.

Paul Simpson, CEO do CDP, parabenizou a todas as empresas da Lista A deste ano e disse: “Assumir a liderança em transparência e ação ambiental é um dos passos mais importantes que as empresas podem dar, ainda mais no ano da COP26 e no Sexto Relatório de Avaliação do IPCC. A escala do risco de mudanças climáticas, insegurança hídrica e desmatamento para as empresas não pode mais ser ignorada, e sabemos que as oportunidades de ação superam em muito os riscos da inação. A liderança do setor privado é essencial para garantir metas globais para um mundo com pegada zero de carbono, com natureza positiva e equitativa. Nossa Lista A celebra as empresas que estão se preparando para se destacar na economia do futuro, agindo hoje”.

A lista completa das empresas que fizeram a Lista A do CDP deste ano está disponível aqui, junto com outras pontuações de empresas disponíveis ao público: https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram