JornalCana

Rabobank prevê que etanol deve apresentar margens superiores ao açúcar

Diferentemente de 2012, o recente período de entressafra foi positivo para o desenvolvimento dos canaviais, suportando as estimativas otimistas em relação à produção de cana no Centro-Sul.

Chuvas na primeira quinzena de abril, no entanto, retardaram o esperado início da colheita.

Em relação aos preços, o mercado internacional de açúcar foi pouco movimentado e pouco atrativo, permanecendo entre 17 e 19 c/lb durante todo o primeiro trimestre de 2013. Em contraste, o mercado de etanol observou em janeiro, o aguardado aumento nos preços de gasolina, que associado à sazonalidade da entressafra, contribui para elevar os preços de etanol nos primeiros meses do ano.

Pontos de atenção

Com o aumento de produtividade e área esperado para 2013, a grande dúvida sobre o volume de cana moída permanece em relação à capacidade das usinas em processar toda a cana disponível no campo.

Clima ideal e pouca chuva serão determinantes para que as usinas tenham quantidade suficiente de dias operacionais para processar toda a produção. As definições políticas sobre o mercado de etanol finalmente começaram a ser traçadas.

Medidas como o aumento do preço da gasolina, aumento da mistura de anidro na gasolina e desoneração do PIS/ Cofins devem melhorar as margens da produção de etanol e/ou aumentar a demanda pelo produto. Em contrapartida, as margens de açúcar – já em níveis relativamente baixos – podem sofrer ainda mais com o aumento de custos logísticos.

Perspectivas

O mercado internacional de açúcar permanece altamente abastecido e este cenário não deve ser alterado em um futuro próximo, o que deve manter os preços pressionados nos próximos meses. O cenário para os preços de etanol é ligeiramente mais otimista.

Estimativas preliminares indicam que o etanol deve apresentar margens superiores ao açúcar na maior parte da safra. No entanto, o início da safra brasileira e a grande oferta de produto nos próximos meses devem pressionar os preços para os níveis mais baixos do ano.

Estimamos que as usinas do Centro-Sul irão destinar 46% da cana para a produção de açúcar, em comparação com quase 50% na safra 2012/13. Tendo em vista uma produção de cana estimada em 585 milhões de toneladas, e ATR de 137 kg por tonelada de cana, chega-se a uma estimativa de produção de 34,9 milhões de toneladas de açúcar e 25,4 bilhões de litros de etanol – aumentos de 2,3% e 18,9% respectivamente, em relação à safra anterior.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram