Mercado

R$ 2 bi para cooperativas

Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes informou nesta semana que espera, para janeiro, ajuda de R$ 2 bilhões para que cooperativas agrícolas possam auxiliar produtores na comercialização da safra que será colhida no próximo ano.

Ainda sobre as medidas de apoio ao setor agrícola, o ministro disse que o governo estuda a possibilidade de financiar as usinas de cana-de-açúcar com recursos do BNDES. Stephanes disse que não dispõe de detalhes da proposta em estudo.

Segundo o ministro, a safra de grãos que será colhida no começo de 2009 deverá ser 5% inferior à do ano passado, e as causas disso são a escassez de crédito e os problemas climáticos, especialmente os registrados no Sul do País. Admitiu que, muitas vezes, os benefícios das medidas anunciadas pelo governo demoram para chegar ao campo.

Governo tem grupo de especialistas estudando nova política de crédito para o setor, disse. Atual modelo está esgotado e, para garantir o futuro da produção, é preciso reestruturar políticas de crédito e preços, e o seguro rural.

Banner Revistas Mobile