JornalCana

Quênia e Uganda tentam acordo para mercado açucareiro

sugar

Governos do Quênia e de Uganda estão reunidos para tentar uma resolução para sua disputa comercial no âmbito do setor de açúcar.

O Quênia impôs uma proibição à entrada de açúcar de Uganda em outubro de 2012, sob suspeita de que o país africano estivesse praticando dumping em seu mercado. Em fevereiro do ano passado, autoridades do Quênia contabilizaram mais de 220 toneladas de açúcar fabricados em Uganda que entraram ilegalmente no país, de acordo com “Daily Nation” do Quênia.

Especialistas acreditam que a disputa tem raízes na política adotada em agosto de 2011, quando o Quênia pôde exportar seu açúcar para Uganda, livre de imposto por um período de seis meses, pelo Porto de Mombasa, para ajudar a sanar um déficit do país. A única condição, (que não foi cumprida) era que o açúcar importado seria totalmente consumido em Uganda, mas soube-se que ele foi re-exportado de volta para o Quênia, dessa vez com taxas, o que causou problemas posteriores entre os dois países.

O Órgão que permitiu que tal fato acontecesse, disse na época, que era difícil distinguir entre o açúcar re-importado de Uganda e outras importações comuns.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram