JornalCana

Quem são os principais acionistas das 4 maiores companhias de usinas de cana

acionistaO Portal JornalCana apresenta quem são os principais sócios e investidores das quatro principais companhias sucroenergéticas do país.

São elas: Biosev, Cosan, Guarani e São Martinho.

A equipe do Portal avaliou as informações ao considerar as principais companhias a partir da capacidade de moagem de cana-de-açúcar, conforme dados divulgados pelas próprias empresas.

Os registros nomes de participantes da composição acionárias das empresas estão divulgados nos próprios sites das companhias sucroenergéticas na internet, no segmento destinado às Relações com Investidores (RI).

Confira a seguir a composição de investidores-sócios de cada uma das principais players do setor sucroenergético no Brasil.

Biosev

A Biosev informa ter capacidade de moagem de 36,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

A companhia é controlada pela Louis Dreyfus Group Company, por meio da holdings Sugar Holdings B.V., NL Participations Holding 2 BV e NL Participations Holding 4 BV.

A Hédera Investimentos e Participações Ltda. também é controlada pela Louis Dreyfus, enquanto a Santelisa Participações pertence aos antigos controladores de usinas como a Santa Elisa, incorporadas pela Biosev.

Fonte: Biosev
Fonte: Biosev

Cosan

Sócia da Shell na joint-venture Raízen, a Cosan possui canaviais em 430 mil hectares e previsão de colher 80 toneladas por hectare, conforme as demonstrações da empresa referentes ao primeiro trimestre da safra 2016/17. Diante esses números, a capacidade de moagem é de 34,4 milhões de toneladas de cana.

O principal investidor da Cosan é a Cosan Limited., que tem como principal controlador o empresário Rubens Ometto Silveira Melo.

Fonte: Cosan
Fonte: Cosan

Guarani

guaA Guarani controla seis unidades produtoras em sociedade com a Petrobras Biocombustível (PBio), da Petrobras, e uma unidade com o Grupo Humus.

A capacidade de processamento das unidades, segundo a Guarani, é de 23 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

O principal acionista da Guarani é o grupo Tereos, presente no setor sucroenergético brasileiro desde os anos 2000.

Em 2010, criou a Tereos Internacional, que reúne todos os ativos da Tereos no mundo relacionados ao processamento da cana-de-açúcar, cereais, batata e mandioca.

A Tereos informa ser o 3º maior produtor de açúcar do mundo e ocupa posições de liderança na produção de álcool (1º da Europa) e produtos à base de amido (2º da Europa).

De origem francesa, a Tereos reúne 12 000 associado-cooperados, produtores de beterraba, e está presente com 42 unidades industriais em 12 países (Europa, Ásia, América do Sul e África), informa a empresa.

São Martinho

O Grupo São Martinho S. A. prevê moer 20,6 milhões de toneladas de cana na safra 16/17. Controla três usinas de cana-de-açúcar no interior paulista (São Martinho, Santa Cruz e Iracema) e é sócia da Petrobras Biocombustível (PBio) na Nova Fronteira Bioenergia S. A., que controla a usina Boa Vista, no estado de Goiás.

Fonte: São Martinho
Fonte: São Martinho

O principal acionista da São Martinho, com 55,96% da composição acionária, é a LJN Participações S.A., holding criada em 2011 e que reúne sobre o mesmo teto os acionistas controladores Luiz Ometto Participações, João Ometto Participações e Nelson Ometto Participações.

 

A composição acionária restante pertence em 38,99% à Circulação, enquanto outros 3,76% são de Controladores Indiretos, 0,63% são de Administradores e 0,66% da Tesouraria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram