JornalCana

Quem são os diretores das 4 principais companhias de usinas de cana

dirJuntas, Raízen Energia, Biosev, Guarani e São Martinho têm condições de processar 145,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

Se elas irão ou não alcançar esse processamento só será possível saber com a divulgação dos resultados oficiais da moagem, a partir de abril de 2017, quando termina oficialmente a safra 2016/17.

Entre outubro e novembro, no entanto, as quatro gigantes do setor sucroenergético devem divulgar os resultados do segundo trimestre da safra em andamento, equivalente aos meses de julho a setembro.

Mas quem está no comando das operações das players do setor? O Portal JornalCana apresenta os nomes dos executivos que ocupam cargos nas diretorias dessas companhias sucroenergéticas.

As informações a seguir estão disponibilizadas pelas próprias companhias.

1

ra

Joint venture formada pela Cosan e pela Shell, a Raízen Energia S. A. tem capacidade de processar 64 milhões de toneladas de cana por safra, o que a torna principal player do setor em capacidade instalada de moagem.

Sete nomes compõem a diretoria executiva da empresa, responsável pelo gerenciamento dos negócios da Raízen, bem como pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães é o diretor presidente da Raízen, que tem outro peso-pesado na equipe de diretoria: Pedro Mizutami, atualmente presidente do Conselho de Administração da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Fonte: Raízen
Fonte: Raízen

Guimarães é formado em Estatística, com MBA em Marketing. Durante cinco anos trabalhou como diretor de Marketing Lubrificantes Américas da Shell, de janeiro/2008 até março/2011, em Houston (USA).

Entre 2011 e 2012, ocupou o cargo de vice-presidente executivo comercial da Raízen Combustíveis. Entre 2012 e 2015, ocupou o cargo de diretor presidente e de relações com investidores da Comgás, controlada pela Cosan.

Desde 1 de abril de 2016, ocupa o cargo de diretor presidente da Raízen S/A.

2

bControlada pela Louis Dreyfus Group Company, a Biosev S. A. tem condições de moer 36,4 milhões de toneladas de cana por safra. Atualmente, cinco executivos compõem a diretoria, que é órgão executivo com a competência de praticar todos os atos de gestão dos negócios sociais.

Rui Chammas preside a Biosev.

Ele é graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e participou de programas de extensão na Sloan School of the Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na International Institute for Management Development.

Fonte: Biosev
Fonte: Biosev

 

Chammas ocupou várias posições executivas na Braskem desde 2002, incluindo as posições de dretor comercial, diretor de negócios, vice-presidente da unidade de Polímeros e vice-presidente da unidade de petroquímicos básicos.

Antes de trabalhar na Braskem, ocupou várias posições executivas na Rhodia, onde ficou por 13 anos no Brasil e na França.

3

guaCom capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, a Guarani é controlada pela Tereos International.

Sociedade anônima de capital fechado, a estrutura de governança corporativa da Guarani abrange o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a Diretoria, formada por onze membros:

Pierre Santoul, Diretor Presidente; Alexandre Jardim, Diretor Industrial; Carlos Leston, Superintendente de Recursos Humanos; Carlos Martins Simões Junior, Diretor de Supply Chain; Edilberto Banwart, Superintendente de Sustentabilidade, Segurança, Qualidade, Saúde e Meio Ambiente; Fernando Rudy Mantovani, Superintendente Jurídico; Jaime Stupiello, Diretor Agrícola; Jairo Carolinski, Diretor Financeiro; Paulo José Passos, Diretor Comercial; Raul Guimarães Guaragna, Superintendente de Excelência Operacional e Ricardo Dias dos Santos, Diretor de Investimentos e Portfólio.

Eles são responsáveis pela gestão dos recursos e negócios da empresa e possuem mandato de três anos.

4

sao

O Grupo São Martinho tem capacidade de moagem de 20,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra em três usinas que controla e na Usina Boa Vista, da qual é sócio da Petrobras Biocombustível (PBio) na controladora Nova Fronteira Bioenergia S. A.

A diretoria executiva do Grupo São Martinho, conforme o estatuto social da companhia, é composta de no mínimo 2 e no máximo 8 membros, podendo os cargos serem exercidos cumulativamente, a critério do Conselho de Administração. Atualmente, a diretoria é formada por 6 membros.

O diretor presidente é Fábio Venturelli. Ele é graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica da USP (1988), com MBA da FIA/FEA In-house (1991) e YMP (Young Management Program) pelo INSEAD, França. Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Gestão Corporativa, Gerenciamento de Negócios Globais e Gerenciamento Comercial, com vasta experiência em gestão de empresas nacionais e internacionais.

Sua carreira foi construída na Dow Chemical, no período de 1989 a 2007, onde ocupou cargos no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles o Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico. Em 2007 assumiu o desafio de liderar o Grupo São Martinho como Presidente (CEO), incluindo também a presidência da Nova Fronteira Bioenergia S.A. joint venture entre Grupo São Martinho e Petrobras Biocombustível – no estado de Goiás.

Adicionalmente, atua nos Conselhos de Administração da SMA (parceria entre Grupo São Martinho e Amyris Biotech Inc.), da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A., da Nova Fronteira Bioenergia S.A. e do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S.A.

Confira os integrantes da diretoria da São Martinho: 

Fonte: São Martinho
Fonte: São Martinho

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram