JornalCana

Queimadas nas lavouras voltaram a ser proibidas

São Paulo, As queimadas nas lavouras de cana-de-açúcar voltaram a sofrer restrições em oito regiões do Estado, segundo decisão da Secretaria do Meio Ambiente. A queima da palha, prática agrícola usada para facilitar o corte manual da cana, havia sido liberada na segunda-feira em todo o Estado, devido à melhora nas condições atmosféricas.

Segundo a secretaria, as queimadas estão proibidas nas regiões de Ribeirão Preto (maior área de produção do país), São José do Rio Preto, Marília, Barretos e Franca, “com base no monitoramento meteorológico que indica índices de umidade relativa do ar abaixo do limite mínimo estabelecido”.

Segundo a secretaria, a última medição feita em Ribeirão Preto, maior pólo de processamento e produção de cana, indica umidade relativa do ar de 11%. O mínimo aceitável é de 25%. Ribeirão Preto, que tem sofrido mais com as interrupções determinadas pelo governo, conta também com os maiores índices de mecanização da colheita, que dispensa as queimas.

Nas regiões de Araraquara, Araçatuba e Presidente Prudente, segundo a secretaria, a queima está proibida apenas no período diurno, entre 6h e 20h. Nessas áreas, a umidade tem aumentado à noite, o que melhora a dispersão de poluentes emitidos pelas queimadas.

A secretaria monitora diariamente as condições meteorológicas em todo o Estado, e o quadro pode mudar, dependendo das condições climáticas.

Usinas que desrespeitarem as determinações estão sujeitas a penalidades. Até a semana passada, 21 propriedades haviam sido multadas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram