JornalCana

Queimadas aumentam 47% no estado de SP

Segundo o Inpe, São Paulo perde apenas para estados de Roraima e Mato Grosso.

Principal causa de queimadas no estado é o aumento do plantio de cana.O período de estiagem está apenas começando. Mas um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (a 91 km de São Paulo), mostra que o número de queimadas no estado de São Paulo já é 47% maior do que no ano passado. Um perigo para o meio ambiente e para a saúde da população.

“O inverno nessa região Sul já tem uma característica que afeta a população. Ele é muito seco. Você junta a isso a poluição, e a saúde das pessoas é mais prejudicada ainda”, diz Alberto Setzer, pesquisador e especialista em queimadas.

As áreas rurais e as unidades de conservação são as regiões mais atingidas pelas queimadas. Em campos abertos, o fogo se alastra com facilidade e a devastação é ainda maior.

De acordo com o Inpe, São Paulo perde apenas para os estados de Roraima e Mato Grosso no ranking de queimadas. “Queimadas são muito prejudiciais ao meio ambiente”, afirma o pesquisador Alberto.

A principal causa de queimadas em São Paulo é o aumento do plantio de cana-de-açúcar. O fogo é usado na colheita manual da cana. E é por isso que a região norte do estado é a mais atingida pelos focos de calor.

Este mês, os bombeiros já começaram a operação mata-fogo. No Vale do Paraíba, as ocorrências também aumentaram nos últimos três anos. Foram 764 casos. Em 2005, 920. E no ano passado, foram registradas 1090 ocorrências.

“Nunca solte balões, nunca jogue nas ruas as pontas de cigarros, não utilize a queimada como limpeza do terreno, não jogue lixo no terreno”, recomenda o tenente Luís Cláudio Figueiredo, do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros alertam que em casos de focos de incêndio em terrenos abandonados e na beira de estradas é importante que a população ligue para o telefone 193.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram