JornalCana

Queda nos juros indicam aposta na crise global

A queda da taxa básica de juros para 12% e a fixação de viés de maior queda ainda na próxima reunião do Copom, porque existe o temor de que a mensagem passada ao mercado possa ser interpretada como maior leniência em relação ao controle da inflação, supreendeu o mercado. Políbio Braga, jornalista publicou em sua coluna que após ouvir diversos especialistas de mercado, só a aposta num grave colapso da economia internacional até dezembro é que poderia justificar esta queda inesperada de juros.

Segundo sua análise, desde meados do primeiro semestre, os sinais de dificuldades eram mais do que evidentes em países como Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda, com notícias muito ruins em relação aos Estados Unidos e Itália. “Nesta segunda-feira, do mesmo modo que ocorreu com os EUA, as agências de risco pioraram a nota da Itália. As Bolsas despencaram em todo o mundo, inclusive em São Paulo. Frankfurt caiu 5,28%, enquanto que em Paris a queda foi de 4,7%. São notícias e previsões cada vez mais inquietantes”, diz Braga.

Segundo ele, o Brasil sofrerá com a nova crise global que já chegou, mas ninguém sabe seus reflexos verdadeiros. “A natureza desta crise global é diferente, porque não é mais a banca, porém os governos perdulários, os atingidos. Não parece ser – ainda – o caso brasileiro”, frisa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram