JornalCana

Queda do açúcar explica preço do álcool

Além da safra, a queda no preço do açúcar e o desaquecimento do comércio exterior também influenciaram na redução dos preços do álcool, de acordo com o analista de mercado Bruno Bosz, da AgraFNP Consultoria e Informações em Agronegócio, de São Paulo.

Para Bosz, a “oferta entrante” do produto, ou seja, a produção nova do início da safra é o principal fator responsável pelo recuo dos preços do álcool.

Ele também apontou como determinante para esse quadro uma mudança no perfil da moagem da cana, motivada pela desvalorização da saca de 50 quilos de açúcar.

A unidade valia R$ 72 em janeiro e ontem era comercializada por R$ 41, segundo cotações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/ USP.

“Com isso, muitos usineiros podem ter optado por produzir álcool no lugar de açúcar. Isso também aumenta a quantidade do produto”, afirmou Bosz. Ainda de acordo com o analista, o mercado externo tem consumido menos etanol que o volume esperado pelo setor produtivo. “É outro fator capaz de reduzir os preços no Brasil.

“A competição entre postos é classificada pelo analista como um “pormenor”. “Ela até influencia na variação dos preços, mas de forma menos intensa”, afirmou.

Segundo a Unica, para a safra 2010/2011 é prevista uma produção de 595,9 milhões de toneladas de cana, um crescimento de 10% sobre o total do período anterior.

O setor estima ainda que serão fabricados 27,4 bilhões de litros de álcool (aumento de 15,6%) e 34 milhões de toneladas de açúcar (19% a mais ante à safra 2009/2010).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram