JornalCana

Queda de preço deve elevar consumo de álcool

A recente queda dos preços do etanol no mercado interno devem estimular o consumo do combustível no país, na avaliação de Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro. Nas últimas quatro semanas encerradas no dia 22, o preço na usina do álcool hidratado (usado nos veículos flex) caiu 26,01%, conforme o Cepea/Esalq, para média de R$ 0,67885 sem impostos.

Os preços caíram fortemente com o início da colheita de cana-de-açúcar no centro-sul, mas Nastari acredita que as cotações atingiram um piso, por terem chegado perto do custo. “Não acho que o preço vá cair abaixo do custo porque existe um grande mercado capaz de absorver esta produção maior”, disse.

Apesar da forte queda nas últimas semanas, o preço do álcool ainda é superior ao do açúcar no mercado mundial. O valor atual do hidratado, segundo Nastari, equivale a um preço FOB do açúcar de 11 centavos de dólar por libra-peso – há apenas dois meses eram 13,40 centavos. Enquanto isso, o açúcar é negociado na bolsa de Nova York em torno dos 9 centavos. A Datagro estima que 53,1% da safra do centro-sul – projetada em 415 milhões de toneladas – deverá ser destinada à produção de álcool. (Reuters)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram